Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Songs for Ukraine, um projeto para apoiar os autores ucranianos
Publicado em 29/03/2022

Imagem da notícia

Iniciativa promove música local para aumentar royalties pagos a titulares de lá; veja como participar

De Paris* e Rio

Ilustração: Artisjus

Dentro de #CreatorsForUkraine, um pacote de iniciativas recentemente anunciado pela Cisac para visibilizar a fragilidade econômica dos autores ucranianos após a invasão russa, uma nova ação ganha destaque. Songs For Ukraine quer estimular rádios, serviços de streaming, redes de TV e outros usuários de músicas a aumentarem a presença de canções ucranianas em sua programação. Assim, os seus titulares, tão duramente afetados pelo conflito, poderão ao menos ter um fluxo de receita advinda de direitos autorais. A UBC apoia a iniciativa no Brasil.

O projeto foi concebido e criado pela sociedade de autores Artisjus, da Hungria, e também aposta na ação direta dos usuários das plataformas de streaming. Através da iniciativa, eles estão sendo convidados a buscar ativamente e ouvir artistas ucranianos em serviços como Spotify, Apple Music, Amazon, Deezer e vários outros para, depois, compartilhar as canções com a hashgtag #SongsForUkraine entre seus amigos e seguidores nas redes sociais

“Songs for Ukraine é um mecanismo simples, mas brilhante, para ajudar os autores da Ucrânia, permitindo que eles sejam ouvidos ao redor do mundo. Gostaria de ver plataformas e emissoras de rádio e TV participando da campanha e dando todo o seu apoio", diz o presidente da Cisac, o cantor e compositor sueco Björn Ulvaeus, cofundador do mítico grupo musical ABBA.

Para Marcelo Castello Branco, presidente do Conselho de Administração da Cisac e também diretor-executivo da UBC, Songs for Ukraine é um movimento necessário por empoderar economicamente os autores num momento tão duro: "A UBC apoia incondicionalmente mais esta iniciativa de toda a comunidade da Cisac. Precisamos seguir jogando luz e apoiando os criadores vitimados por uma guerra ilógica e brutal. Estamos tentando mobilizar as plataformas para que participem deste movimento cultural humanitário.“

Quem também destaca a necessidade de não interromper o fluxo de royalties para os criadores daquele país é Gadi Oron, diretor-geral da Cisac: "Neste momento em que os ucranianos sofrem horrivelmente, Songs For Ukraine é uma forma de a comunidade criativa global mostrar solidariedade. Ao tocar, promover e compartilhar canções ucranianas, além de trabalhos de todos os repertórios artísticos daquele país, as pessoas podem expressar seu apoio e ajudar os criadores ucranianos a continuarem a receber direitos autorais."

Da Hungria à Coreia do Sul

Entre as muitas sociedades que promovem a iniciativa, a KOMCA, da Coreia do Sul, está trabalhando com as principais plataformas digitais que operam no país para criar playlists especiais de autores ucranianos. Em cada uma delas há 100 dos repertórios mais populares do país europeu. A húngara Artisjus e a sociedade musical ucraniana NGO UACRR também criaram playlists oficiais de músicas de diversos gêneros criadas na Ucrânia por autores locais. Elas são uma boa base para os ouvintes descobrirem a riqueza do cancioneiro ucraniano. Confira: 

Playlist for Ukraine #1

Playlist for Ukraine #2

Playlist for Ukraine #3

A iniciativa Creators For Ukraine também pede que as pessoas contribuam com um fundo criado para apoiar diretamente os criadores e refugiados ucranianos. Milhares de autores de todo o mundo também já assinaram uma carta aberta/manifesto sobre a guerra. A Cisac e a UBC convidam você a participar. 

Se tiver dúvidas ou sugestões sobre a iniciativa Songs For Ukraine, escreva para cisac@cisac.org.

*Com informações da Cisac


 

 



Voltar