![Imagem da notícia]()
A UBC, consternada, lamenta o falecimento, aos 86 anos, de seu conselheiro fiscal João Aguiar Sampaio, o
Julinho do Acordeon, em 09 de outubro último, no Rio de Janeiro, cidade onde desfilou seu talento vindo de Itapagé, sua terra natal, norte do Ceará.
Compositor e virtuose do instrumento incorporado ao pseudônimo, era representante da chamada música nordestina que extrapola o regionalismo e emociona o país por conta da sua beleza. Tocou por 18 anos com vários expoentes da música como Clara Nunes, Alcione e João do Vale; é co-autor de inúmeras obras, entre elas ¿Mutirão de Pedreira¿, música de abertura do disco ¿Forró do Julinho¿.
Vai-se o mestre do forró, porém ficam suas obras como ¿Folgazão¿, ¿Nuvens que passam¿, ¿Forró em Paris¿, ¿Rebuliço¿, ¿Todos cantam sua terra¿, gravadas no disco ¿Julinho Acordeon do Brasil¿. ¿De Juazeiro a Crato¿ em parceria com Luiz Gonzaga, ¿Magoada¿ com João de Vale, gravada por Clara Nunes e ¿Fim de Leilão¿ por Sivuca, ajudaram a construir o movimento forrozeiro atual.
Agradecemos por tudo isso querido Julinho. Sua música que a todos faz bem, assim como sua pessoa tão querida, será por nós sempre lembrada.