Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Transparência com inteligência: novo Portal do Associado
Publicado em 11/07/2017

Imagem da notícia

Com visual adaptável para dispositivos móveis, o site permite cadastro online de obras e análises gráficas sobre o desempenho de seus rendimentos

Por José Alsanne, do Rio

Já pensou poder comparar seus rendimentos separados por fonte pagadora, como show, TV ou rádio? Ou então saber qual foi sua música que mais rendeu no mês? Você sabe se recebe mais como autor, músico ou intérprete? Agora será possível visualizar de forma prática o desempenho da sua remuneração de direitos autorais musicais de execução pública no novo Portal do Associado.

Esta plataforma restrita aos associados à UBC, criada em 2011 com a intenção de facilitar a disposição de algumas informações importantes aos nossos artistas, editoras e gravadoras associados, ganha uma série de funcionalidades e um desenho melhor e mais intuitivo. Ao disponibilizar os gráficos de desempenho, não será mais preciso, por exemplo, conferir as dezenas de páginas de demonstrativos de pagamento para obter uma visão geral sobre sua arrecadação de direitos autorais.


Um dos gráficos do novo Portal do Associado; rendimentos separados por fontes pagadoras.

Cadastro de obra online
Outra novidade do Portal é o cadastro online de obras. Além de dar autonomia ao compositor, o fluxo deste processo será reduzido. “Ao enviar a obra para o cadastro através do portal, as informações vão direto para o departamento de Documentação, que as valida. Com isso, a expectativa é que o prazo para o cadastro de obras seja reduzido”, diz Fabio Geovane, gerente de operações da UBC.

Até então, o compositor só poderia cadastrar suas obras na UBC preenchendo um documento em papel no qual era fundamental a sua assinatura. Agora, ao enviar virtualmente o cadastro, o associado deverá assinalar um termo de responsabilidade quanto às informações declaradas. “Trata-se de relação totalmente abrigada pela lei brasileira. A formal expressão de vontade confere ao declarante, no caso o associado, responsabilidade civil e criminal sobre os dados que fornece à UBC. Cabe à associação tratar essas informações com segurança e dar a elas a efetiva finalidade. No caso, todos esses requisitos encontram-se integrados no serviço oferecido, que se dará com segurança aos associados e com plena validade jurídica”, explica Sydney Sanches, advogado da UBC.

A expectativa é que o sistema seja utilizado também pelas editoras, que poderão organizar o envio de obras através do Portal em substituição ao software Scoe, indicado para cadastro de grandes volumes de obras.

Em 2013, a UBC deu um salto ao disponibilizar na plataforma o extrato de conta-corrente com depósitos e retiradas de rendimentos listados de forma cronológica, como num banco. Também foram incluídas por lá informações de distribuição e arrecadação do Ecad e da UBC. Desde o surgimento do Portal, estão disponíveis consulta ao próprio repertório, aos rendimentos de direitos autorais e à base de obras, aos fonogramas e aos créditos retidos.

Acesse o novo Portal do Associado.

Quer saber como se associar? Entre em contato!
Saiba aqui mais sobre a União Brasileira de compositores.


 

 



Voltar