Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

54 festivais e feiras para você divulgar sua música
Publicado em 19/02/2018

Imagem da notícia

Confira uma lista dos principais eventos do gênero este ano no país e descubra em quais pode investir para enviar seu material

Por Luciano Matos, de Salvador

Durante um bom tempo, festivais de música no Brasil eram conhecidos por aquelas competições de músicas e artistas transmitidas pela TV, que celebraram nossa tradicional MPB nos anos 60. Tempos depois, surgiram os grandes festivais, com renome internacional, sendo o Rock in Rio o maior e mais emblemático. E, numa terceira leva, começaram a se espalhar os independentes por virtualmente todos os estados, tornando-se um dos principais pilares para artistas, músicos e bandas. 

Para 2018, mais de 50 deles já estão confirmados, alguns com mais de duas décadas de existência, como o Abril Pro Rock, que realiza a sua 26ª edição nos dias 28 e 29 de abril, no Recife. Um dos mais importantes, o Bananada, de Goiânia, que realiza sua 20ª edição entre os dias 7 a 13 de maio, já divulgou as primeiras atrações, entre elas Gilberto Gil, Rincon Sapiência, Francisco el Hombre, Ava Rocha e Giovani Cidreira.

Já agora em janeiro rolam dois dos mais novos, o Hacienda Festival, dias 21 e 22, em Maceió, e o Satélite 061, entre os dias 23 e 28, em Brasília. A sequência de festivais segue sem parar, de mês a mês, passando pelo interior de Minas e Bahia e por capitais como São Luís, Palmas, Natal e Belém. Não para nem para o Carnaval. Pelo contrário, todo ano, paralelo à tradicional festa, são realizados festivais já históricos, como o Rec-Beat, no Recife, e o Palco do Rock, em Salvador, ambos de 10 a 13 de fevereiro; o Psycho Carnival, de 8 a 12 de fevereiro, em Curitiba; e o Psicodália, de 9 a 14 de fevereiro, em Rio Negrinho (SC). No primeiro semestre se destacam ainda dois no estado de São Paulo, o Contato, em maio, em São Carlos (SP), e o Vento, de 31 de maio a 03 de junho, no Litoral Norte.

A maior parte, no entanto, está concentrada no segundo semestre. Só Brasília recebe três deles, o CoMA, na primeira quinzena de agosto; o Porão do Rock, nos dias 1 e 2 de setembro; e o Favela Sounds, programado para os dias 17 a 22 do mesmo mês. A região Centro-Oeste tem ainda Goiânia recebendo o Goiânia Noise, de 10 e 11 de agosto; e o Vaca Amarela, em setembro.

O Nordeste é outra região repleta de festivais. Natal recebe dois deles, o MADA, que está definido sua data em outubro, e o Dosol, que rola em novembro. Salvador recebe o Big Bands, em setembro ou outubro, e o Radioca, em novembro. Recife, sedia o Coquetel Molotov no dia 20 de outubro, enquanto São Luís recebe o BR 135, entre os dias 17 e 19 de novembro. Na segunda parte do ano se destacam ainda três festivais em setembro, o Coala Festival, no dia 1º, em São Paulo; o Se Rasgum, Belém, e o Timbre, em Uberlândia, Minas Gerais. (Veja calendário completo abaixo).

 

Eventos para o mercado

Auditório da SIM São Paulo, a maior feira do país, uma das muitas oportunidades de interagir com gente do mercado

 

Diferentemente dos festivais, as feiras de música não têm no público seu foco principal. Voltadas para o mercado e frequentadas por produtores, empresários, jornalistas e artistas, elas trazem discussões sobre os rumos do mercado, rodadas de negócios, oficinas e atividades de troca de informação, conhecimento e experiência. No Brasil, as feiras proliferaram nos últimos anos, com vários estados promovendo seus próprios eventos. Cada uma possui sua característica, umas com maior foco nas conferências, outras nas rodadas de negócios, showcases para compradores ou em estandes com produtos e serviços. Em comum, um atrativo para artistas e empresários mostrarem seus trabalhos para profissionais responsáveis por festivais, casas de shows, gravadoras do Brasil e do exterior.

As primeiras feiras já acontecem no começo do ano, como o Porto Musical, uma das principais do país que volta a ser realizada em 2018, de 1 a 3 de fevereiro, no Recife (PE). A oitava edição do evento anunciou uma programação com seminários, conferências, rodada de negócios, oficina de criação e showcases, em plena semana pré-carnavalesca. No mesmo período, começando dia 31 de janeiro e indo até 2 de fevereiro, acontece o Lado BA, em Salvador (BA). Criado como um festival, se transformou no últimos anos em um evento que se denomina de "Música e Processos Colaborativos", promovendo shows, conferências e rodadas de negócios com agentes da música do Brasil e de outros países. Este ano, em sua quinta edição, o Lado BA vai aproveitar a tradicional festa de Iemanjá e compartilhar os palcos de casas de shows espalhados na festa no bairro do Rio Vermelho.

São Paulo recebe, de 7 a 10 de março, a Brazil Music Conference, conferência que reúne o mercado da música eletrônica e entretenimento na América Latina. Surgido em 2009, no Rio de Janeiro, como Rio Music Conference (RMC), e rebatizado em 2017, o evento se propõe como espaço para conexões entre os profissionais do setor, oferecendo mais de 100 atividades como oficinas, painéis de discussão, showcases, rodadas de perguntas e respostas com grandes nomes do mercado e apresentações de caso.

Em agosto, o Nordeste recebe mais duas feiras, a Digitália, em Salvador, e a Feira da Música, em Fortaleza, ambas entre os dias 15 a 18 de agosto. A primeira é uma espécia de congresso internacional de música e cultura digital, que volta a acontecer depois de 5 anos. Já a Feira da Música é uma das mais resistentes e duradouras do formato. Em 2018 realiza sua 17ª edição, mantendo a proposta de funcionar como pólo de discussão, divulgação e intercâmbio da produção musical, da indústria fonográfica e das mais diversas áreas que compõem o mercado musical.

Nos mesmos moldes, acontece em Belo Horizonte, de 6 a 9 de setembro, a Música Mundo; e, em Sorocaba (SP), a Febre - Festival Conferência de Música, que está prevista para acontecer de 13 a 21 de outubro. Em outubro, entre os dias 24 e 26, terá lugar no Rio de Janeiro mais um Music Trends, que, em sua última edição, em outubro passado, teve participação bastante ativa da UBC. No fim do ano, de 5 a 9 de dezembro, na capital paulista, será realizada mais uma edição da talvez maior das feiras de música do país, a SIM São Paulo. Recebendo milhares de profissionais do Brasil e do exterior, a conferência é uma verdadeira imersão no universo da música, com debates, mesas redondas, speed meetings, rodadas de negócios, show cases, estandes e diversos shows pelas casas de shows da cidade. E a última feira do ano é a MATE - Música, Arte, Tecnologia e Educação, em Porto Alegre/ RS, que acontecerá em dezembro.

 

Confira abaixo o calendário dos principais eventos já escalados, com contatos de redes sociais e/ou sites, nos quais você pode conferir como participar.

 

Hacienda Festival - Maceió/ AL

21 e 22 de janeiro

https://www.facebook.com/haciendafestival/

 

Satélite061 - Brasília/ DF

23 a 28 de janeiro

https://www.facebook.com/Satelite061/

 

Lado BA - Salvador/ BA

31 de janeiro a 2 de fevereiro

https://www.facebook.com/FestivalLadoBa/

 

Porto Musical - Recife/ PE

1, 2, 3 de fevereiro

http://www.portomusical.com.br/

 

Psycho Carnival - Curitiba/ PR

8 a 12 de fevereiro

https://www.facebook.com/psychocarnival/

 

Psicodália - Rio Negrinho/ SC

9 a 14 de fevereiro

http://www.psicodalia.com.br/

 

Rec-Beat - Recife/ PE

10 a 13 de fevereiro

https://www.facebook.com/recbeat/

 

Palco do Rock - Salvador/ BA

10 a 13 de fevereiro

https://www.facebook.com/FestivalPalcoDoRock/

 

Sangue Novo - Salvador/ BA

Março

https://www.facebook.com/festivalsanguenovo/

 

Cena Cerrado - Uberlândia/ MG

8 a 11 de Março

https://www.facebook.com/CenaCerrado/

 

Zona Mundi - Salvador/ BA

16 a 18 de março

https://www.facebook.com/zonamundi/

 

Festival Brasileiro de Música de Rua - Caxias do Sul/ RS

24 e 25 de março

http://festivalbrasileirodemusicaderua.com/

 

Fora da Casinha - São Paulo/ SP

07 de abril provavelmente

https://www.facebook.com/projetoforadacasinhabh/

 

Maloca Dragão - Fortaleza/ CE

24 a 29 abril

https://www.facebook.com/MalocaDragao/

 

Abril Pro Rock - Recife/ PE

28 e 29 de abril

https://www.facebook.com/festivalabrilprorock/

 

Tenho Mais Discos que Amigos - Brasília/ DF

Abril

https://www.facebook.com/tenhomaisdiscosqueamigos/

 

Contato - São Carlos/ SP

2 à 6 de Maio (a confirmar)

https://www.facebook.com/festivalcontato/

 

Coolritiba - Curitiba/ SP

5 de maio

https://www.facebook.com/festivalcoolritiba/

 

Convida - Brasília/ DF

maio (provável)

https://www.facebook.com/moveisconvida/

 

Bananada20 - Goiânia/ GO

07 a 13 de maio

http://festivalbananada.com.br/

 

Vento - Litoral Norte/ SP

31 de maio a 03 de junho

http://www.ventofestival.com.br/

 

Mineiro Beat - Uberlândia/ MG

16 a 19 de junho

https://www.facebook.com/MineiroBeat/

 

FIMS, Feira Internacional de Música do Sul - Curitiba/ PR

20 a 23 de junho

http://www.fims.com.br/

 

Tum Sound Festival Floripa - Florianópolis/ SC

16 a 22 de julho

http://tumsoundfestival.com.br/

 

Paraíso do Rock - Paraíso do Rock/ PR

13 e 14 de julho

https://www.facebook.com/paraisodorockpr/

 

53 HC Music Festival - Belo Horizonte/ MG

Julho ou agosto

https://www.facebook.com/53HCMusic/

 

Festival Marreco - Patos/ MG

30 de julho a 5 de agosto (a confirmar)

https://www.facebook.com/festivalmarreco/

 

Goiânia Noise - Goiânia/ GO

10 e 11 de agosto

https://www.facebook.com/GoianiaNoise/

 

Digitália - Salvador/ BA

15 a 18 de agosto

https://www.facebook.com/digitaliabr/

 

Dia da Musica - São Paulo e outras cidades

agosto

https://www.facebook.com/diadamusica/

 

CoMA - Brasília/ DF

primeira quinzena de agosto

https://www.facebook.com/FestivalCoMA/

 

Feira da Música - Fortaleza/ CE

15 a 18 de agosto

https://www.facebook.com/feiradamusica/

 

Festival Transborda - Belo Horizonte/ MG

15 a 18 de agosto

https://www.facebook.com/transborda/

 

Porão do Rock - Brasília/ DF

1 e 2 de setembro

https://www.facebook.com/FestivalPoraoDoRock/

 

Coala Festival - São Paulo/ SP

1 de setembro

https://www.facebook.com/coalafestival/

 

Festival Se Rasgum - Belém/ PA

primeira quinzena de setembro

https://www.facebook.com/serasgum/

 

Música Mundo - Belo Horizonte/ MG

6 a 9 setembro

http://musicamundo.com.br/

 

Festival Timbre - Uberlândia/ MG

14, 15 e 16 de setembro

https://www.facebook.com/TimbreCultural/

 

Favela Sounds - Brasília/ DF

17 a 22 de setembro

https://www.facebook.com/favelasounds/

 

Vaca Amarela - Goiânia/ GO

Setembro

https://www.facebook.com/festivalvacaamarela/

 

Bigbands - Salvador/ BA

setembro/outubro ainda não definido

https://www.facebook.com/FestivalBigBands/

 

Febre Festival Conferência de música - Sorocaba/ SP

13 a 21 de outubro (a confirmar)

https://www.facebook.com/festivalfebre/

 

Coquetel Molotov - Recife/ PE

20 de outubro

https://www.facebook.com/NOARCM/

 

MADA - Natal/ RN

12/13 de outubro ou 19/20 de outubro

https://www.facebook.com/festivalmada/

 

Music Trends Brasil - Rio de Janeiro/ RJ

24 a 26 de outubro

https://www.musictrendsbrasil.com/

 

Demo Sul - Londrina/ PR

Outubro ou novembro

https://www.facebook.com/DemoSul

 

Radioca - Salvador/ BA

10 e 11 de novembro

http://www.radioca.com.br/festival/

 

Festival BR 135 - São Luís/ MA

17 a 19 de novembro

https://www.facebook.com/festivalbr135/

 

Feira Noise - Feira de Santana/ BA

23 a 25 de Novembro

https://www.facebook.com/feiranoise/

 

Suiça Baiana - Vitória da Conquista/ BA

23 a 25 de Novembro

https://www.facebook.com/coletivosuicabahiana/

 

Dosol - Natal/ RN

24 e 25 de novembro (a confirmar)

https://www.facebook.com/DosolCultura/

 

Bem Ali Festival - Palmas/ TO

novembro

https://www.facebook.com/bemalifestival/

 

Morrostock - Santa Maria/ RS

30/11 a 2/12

https://www.facebook.com/Morrostock/

 

SIM São Paulo - São Paulo/ SP

5 a 9 de dezembro

https://www.facebook.com/simsaopaulo/

 

MATE - Música, Arte, Tecnologia e Educação - Porto Alegre/ RS

dezembro

https://www.facebook.com/contato.mate/


 


 

 



Voltar