Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

UBC promove série de palestras e oficinas sobre música em audiovisual
Publicado em 07/05/2018

Imagem da notícia

Superedição do evento UBC Sem Dúvida será realizada nos dias 8, 9 e 10 de maio na sede nacional, no Rio, e contará com nomes consagrados do mercado; veja como participar

Do Rio

A UBC promove, entre os dias 8 e 10 de maio, uma superedição do evento UBC Sem Dúvida, agora turbinada por uma série de palestras, painéis e oficinas protagonizadas por grandes nomes do mercado e com um foco bem específico: trazer o maior número possível de informações sobre música em audiovisual. O setor de arrecadação que representa atualmente a maior fatia do bolo distribuído pelo Ecad é também um dos que mais crescem, acarretando grandes oportunidades. Por isso, convidamos gente da produção e da criação de música original para novelas, filmes ou séries, bem como especialistas na parte financeira e nos rendimentos que podem surgir desse setor. Associados poderão participar do evento gratuitamente in loco, na Casa UBC, no Centro do Rio; e qualquer interessado terá como acompanhá-lo em transmissões ao vivo pelo Facebook e o YouTube, nos três dias de evento.

No dia 8, primeira jornada de atividades, o foco será a produção. Especialistas do IATEC (Instituto de Artes e Técnicas de Comunicação), do Rio de Janeiro, falarão sobre aspectos técnicos da produção de música original para cinema e TV. Nomes como Daniel Figueiredo, Júlio César e Luiz Helenio darão a visão de quem produz as trilhas. Já Sérgio Nogueira (Blue Bird Estúdio), Sérgio Rocha (RIT TV) e Manoel Tavares (TV Globo) trarão o lado de quem requer música original, tudo para dar um bom panorama de como funciona o mercado. A abertura do evento, às 14h, será com o nosso diretor-executivo, Marcelo Castello Branco.

No dia seguinte é a vez da criação. O compositor Fernando Moura, um dos principais compositores de música original para TV e cinema em atividade no país, dará uma palestra, que abrirá espaço para um painel em que se debaterão os desafios, as práticas cotidianas e os métodos de trabalho de criadores. Antônio Pinto, Flávia Tygel, Mu Carvalho e Zé Ricardo contarão suas experiências. E Luiz Vidal (Hungry Man), Marcel Klemm (TV Globo) e Vinicius Reis (“Globo Ecologia”) darão dicas preciosas para quem quiser tentar emplacar suas obras na TV ou no cinema.

A última jornada, em 10 de maio, será para os rendimentos. O advogado Daniel Campello; o presidente da Pro-Música, Paulo Rosa; e especialistas da UBC, da União Brasileira de Editoras Musicais (Ubem) e da Associação Brasileira de Música Independente (ABMI) abordarão temas variados sobre sincronização de obras em produções audiovisuais e os caminhos da arrecadação de direitos autorais.

"O Ecad, no ano passado, distribuiu R$ 1,2 bilhão em direitos autorais, e mais da metade deste valor está relacionado de alguma forma ao audiovisual. O momento especial da produção audiovisual brasileira também gera muitas oportunidades para a música, então queremos abrir esse universo e incentivar mais conhecimento sobre este mercado para o nosso associado conhecer melhor o os caminhos para participar dele", diz Elisa Eisenlohr, coordenadora de comunicação da UBC. "A ideia do UBC Sem Dúvida é levar mais conhecimento ao mercado da música sempre com transmissão online, de forma que as pessoas que fazem música no Brasil todo possam se beneficiar com essas informações."

Para participar direto da Casa UBC, os interessados podem se inscrever ligando para o departamento de Comunicação da sede nacional, no telefone (21) 2223-3233. No dia escolhido, deverão chegar até as 13h30, pois as palestras, com transmissão ao vivo, começarão às 14h. A transmissão será ao vivo no Facebook e no YouTube.

Confira abaixo a programação completa e saiba um pouco mais sobre alguns dos participantes.

 

UBC SEM DÚVIDA: Música em audiovisual

8 de maio (terça-feira) - PRODUÇÃO

13h30/14h – Credenciamento (chegada do público)

14h/14h30 - Abertura com Marcelo Castello Branco (UBC)

14h30/ 15h30 - Painel - Sonoplastia para novelas, dramaturgia e programa ao vivo. Com Sérgio Nogueira (Blue Bird Estúdio), Sérgio Rocha (RIT TV) e Manoel Tavares (Tv Globo)

15h30/16h – coffee break

16h/ 18h - Palestra – Produção de Trilha Sonora Original para TV e Cinema. Com Daniel Figueiredo e Júlio Cesar.

 

9 de maio (quarta-feira) - CRIAÇÃO

13h30/14h - Credenciamento (chegada do público)

14h/ 15h - Palestra - Trilhas Sonoras: entre o mundo encantado e a vida real. Com Fernando Moura.

15h00/15h30 - coffee break

15h30/ 18h - Painel - Transpiração e inspiração. Quem encomenda a música encontra quem faz a música. Com mediação de Fernando Moura. Participantes: Antônio Pinto / Flávia Tygel / Mu Carvalho / Zé Ricardo / Luiz Vidal (Hungry Man) / Marcel Klemm (TV Globo) /  Vinicius Reis (Globo Ecologia)

 

10 de maio (quinta-feira) - RENDIMENTO

13h30/14h - Credenciamento

14h/ 15h - Palestra - Direito Autoral e música para imagem - do modelo tradicional aos desafios do digital. Com Daniel Campello.

15h00/15h30 - coffee break

15h30/ 17h  - Painel - Synch e licenciamento. Estudos de caso. Com mediação da Raquel Lemos. Participantes: Paulo Rosa (Pro-Música), Daniela Colla (ABMI), UBEM e Ana Cristina Falcão (Fermata).

17h/18h - Palestra - Execução pública. Como funciona a distribuição dos valores de música em audiovisual. Com Fábio Geovane (UBC).
 

Conheça um pouco melhor alguns dos participantes:

Dia 8

Daniel Figueiredo. Detentor de dois Grammy, compositor dos temas dos vídeos oficiais nacionais da Copa de 2014, Daniel é criador da gestora de direitos UP-RIGHTS e sócio da produtora Music Solution. É autor de importantes aberturas e trilhas, incluindo a de “Os Dez Mandamentos”, da TV Record.

Júlio César. Diretor da Music Solution. Formado em composição e piano popular, além de técnico de gravação, sonoplasta e produtor musical da TV Record (“Jornal da Record” e “Fala Brasil”, entre muitos outros), ao longo de mais de vinte anos de serviços à TV brasileira.

Manoel Tavares. Radialista e sonoplasta com mais 30 anos de TV Globo. Atuação em sonorização, gravação e mixagem de programas gravados e ao vivo do porte de “Domingão do Faustão”, “Criança Esperança”, “Caldeirão do Huck”, “The Voice Brasil” e de 25 especiais “Roberto Carlos”. 

Marcelo Castello Branco. CEO da União Brasileira de Compositores, organização de gestão coletiva líder no Brasil, Marcelo é um executivo com 30 anos de experiência na indústria da música. Durante sua carreira, foi peça fundamental no crescimento da música brasileira aqui e em outros mercados, como a América Latina, Espanha e Portugal, e auxiliou grandes nomes da música a ultrapassar as barreiras e se beneficiar com os meios digitais e novos modelos de negócio. Atuou como Presidente da Universal Music Brasil, Cone Sul e Península Ibérica e da EMI Music Brasil / América do Sul e Central. É vice-presidente do Conselho do Latin Grammy.

Sérgio Nogueira. CEO da Blue Bird Estúdio. Vencedor do Prêmio Yamato, o Oscar da dublagem, por edição e mixagem do longa “Madagascar”. Acumula mais de 300 longas-metragens e séries de TV na bagagem, além de pleno domínio sobre Avid Pro Tools e Sonic Studio Sound Blade.

Sérgio Ricardo da Rocha. Técnico em Eletrônica por mais de 20 anos na Som Livre, Sergio gravou e mixou trabalhos de Tom Jobim, Ivan Lins, Djavan, Lulu Santos e Zeca Pagodinho, entre outros. Como sonoplasta finalizador na Recordo atuou em Dez Mandamentos e em toda a teledramaturgia da Rede.

Dia 9

Antônio Pinto. Compositor e produtor especialista em música original para cinema. O êxito em “Central do Brasil” e “Cidade de Deus”, projetou seu trabalho em Hollywood tendo concorrido ao Globo de Ouro e criado a trilha de “Amy” – documentário vencedor do Oscar. Seu mais recente trabalho é a trilha de “O Mecanismo” de José Padilha.

Fernando Moura. Compositor e produtor de música original para cinema e tv, tem no currículo produções para mais de três mil comerciais, centenas de programas de canais como Globo, Record, GNT, TV Brasil, Futura, mais de 30 discos produzidos e/ou estrelados por ele mesmo, 21 trilhas de filmes e onze de peças de teatro.

Flávia Tygel. Compositora, arranjadora, pianista e produtora musical, compôs música original e/ou foi arranjadora, regente ou diretora musical em filmes de Sérgio Rezende, Jose Joffily, Hugo Carvana, Silvio Tendler, Ricardo Miranda, Nelson Hoineff, Paulo Sérgio Almeida, Isa Albuquerque, Luelane Corrêa e Susanna Lira. No teatro, fez trilhas para montagens de Manoel Carlos, Luiz Arthur Nunes, Flavio de Souza, Miguel Falabella e outros. Na TV, é produtora musical da TV Brasil, assinando a trilha sonora e a produção musical de toda a programação da rede.

Luiz Vidal. Exective Producer TV & Film da produtora global, Hungry Man. Conhecido por seus trabalhos com os longas “180°” e “Justiça”, além das séries de TV “Casa Brasileira” (GNT) e “Mandrake” (HBO) soma à HM seu amplo conhecimento de todos os caminhos para se produzir no país.

Marcel Klemm. Pós-graduado em Music Business com 15 anos de experiência no mercado fonográfico dos quais, 7 anos na Som Livre e os anteriores como produtor de discos. Marcel, atualmente é Gerente Musical da TV Globo escolhendo o que entra ou não nas trilhas das novelas globais.

Mú Carvalho. Músico, compositor, arranjador, produtor musical, é um dos fundadores do lendário conjunto A Cor do Som e tem, além de uma experiência de décadas na música, ampla experiência no mundo das trilhas para TV, teatro e cinema. Trabalhou com nomes como Jorge Ben Jor, Moraes Moreira, Gilberto Gil, Nando Reis ou Gabriel O Pensador (música), Neville d'Almeida (cinema), Aldir Blanc (em produção para a TV) ou Paulinho Tapajós (em produção para o teatro).

Vinicius Reis. Diretor e roteirista de vários documentários como “O vício da liberdade” e “A Cobra Fumou” e do longa “Praça Saens Peña”, Reis escreveu e dirigiu programas para os Canal Brasil e Futura. Desde 1996 coordena o núcleo de cinema do grupo Nós do Morro da comunidade do Vidigal.

Zé Ricardo. O inquieto cantor, compositor e curador do Palco Sunset do Rock In Rio, Zé Ricardo, compôs não só para as trilhas sonoras dos filmes “Garotas do ABC” e “Rosas” como também temas teatrais de “Cócegas”, “Minha mãe é uma peça” e toda a trilha de “220 Voltz”.

Dia 10

Ana Cristina Garcia Falcão. Formada em Economia com MBA em Marketing, atuou em finanças e consultoria até incorporar-se à Fermata como sócia e COO.  Associou-se à Produtora Cada Instante e lançou um selo independente. É especialista em Administração de Direitos Autorais no país.

Daniel Campello. Advogado de música, fundador e CEO da CQ Rights, que em 2018 passa por processo de rebranding para se tornar ORB Music – uma companhia de serviços de música focada em administração de editoras, produtoras, distribuição digital e tracking. Palestrante com intensa atividade no Brasil e no exterior, Daniel é doutorando na UFRJ e acaba de voltar de Londres onde esteve por 1 ano como pesquisador visitante na Queen Mary University.

Daniela Colla. Advogada pós-graduada em Propriedade Intelectual e pós-graduanda em Direito Eletrônico com mais de 12 anos de atuação na indústria criativa. Secretária-geral da Comissão de Direitos Autorais, Direitos Imateriais e Entretenimento da OAB/RJ e árbitra-mediadora credenciada pelo Departamento de Direitos Intelectuais do Ministério da Cultura.

Fábio Geovane. Gerente de Operações da UBC com 25 anos de gestão coletiva de direitos autorais. Integra o grupo de trabalho internacional da CISAC que otimiza a troca de informações na defesa do autor. Expertise em documentação, distribuição e sistemas de uso audiovisual da música.

Michaela Portela Couto. Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Michaela especializou-se em Propriedade Intelectual e pós-graduou-se em Direito do Entretenimento. Depois de dirigir a ABER, hoje ocupa o cargo de Diretora Executiva da UBEM.

Paulo Rosa. Advogado por formação e Presidente da Pró-Música, associação das majors da indústria fonográfica, desde 2007. Além ocupar a presidência e diretoria de grandes companhias, no showbiz produziu 6 edições do Hollywood Rock e o projeto Paul In Rio.

Raquel Lemos. Professora, advogada pós-graduada em Direito Civil e Direito Digital e das Telecomunicações, especialista em Propriedade Intelectual, Raquel atua na cultura e na inovação tecnológica com produtoras audiovisuais, agências digitais e de publicidade, distribuidoras e agregadoras.


 


 

 



Voltar