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Munhoz e Mariano: estratégia pensada para um mercado competitivo
Publicado em 10/03/2023

Além de apostar em sequência de singles sobre temas populares do sertanejo, dupla finaliza DVD repleto de participações especiais

Por Laura Miranda, de Campo Grande

Fotos de Rubens Cerqueira

Num cenário em que 100 mil novas canções chegam todos os dias ao streaming — e em que o sertanejo reina no topo das preferências do público brasileiro —, chamar a atenção é tarefa particularmente complicada. Com mais de 15 anos de uma trajetória sólida, a dupla sul-mato-grossense Munhoz & Mariano encontrou um bom caminho. 

Em cada um dos quatro singles que eles lançaram ano passado no Spotify, por exemplo, a aposta foi na fusão com um gênero diferente — do funk ao piseiro —, mantendo uma regularidade nas entregas que acaba sendo premiada pelo público com milhões de audições dos seus hits. A presença no palco, com danças e performances que contemplam um espetáculo completo, é outro dos trunfos deles.

“Hoje em dia, o auge do sucesso de cada música dura um tempo menor do que anos atrás. Por isso investimos na constância de novas obras e projetos sempre”, analisa Munhoz, que, ao lado do parceiro, também mantém uma forte presença no segmento audiovisual, fundamental para se destacar no sertanejo contemporâneo.

Os dois finalizam um caprichado DVD gravado ao vivo em São Paulo, com canções inéditas e releituras especiais de hits da dupla, a ser lançado ainda neste primeiro semestre.

A lista de participações especiais é extensa: Jakelyne Oliveira, Paula Mattos, Duda Reis, Lipe Ribeiro, Daniel Caon, Raissa Barbosa, Maria Lina, Leizinho, Éric (Atitude 67), além dos amigos Guilherme e Benuto, João Bosco e Vinicius, Yasmin Santos, GAAB e Fred e Fabrício.

“É a realização de mais um sonho”, resume Munhoz, que descreve a longevidade da dupla como um presente. “Só conseguimos agradecer a Deus e aos nossos fãs, que sempre acreditaram desde o início.”

A primeira faixa do DVD, “Eu Nasci Pra Isso”, saiu em dezembro passado como single e vem tendo boa repercussão no streaming. Composta por Mariano em parceria com Daniel Caon, a música evoca o ato de “sextar”, celebrar a vida no fim de semana, apelando ao clima de festa e hedonismo que tem se mostrado um tópico de sucesso inesgotável no sertanejo.

Além das baladas, temas como o amor e a sofrência podem aparecer nas letras. Mas, eles garantem, valem muitas coisas na hora de se inspirar.

“Para compor não há tempo ou limite, não existe fórmula. Sempre que surge uma oportunidade, ou com algum compositor amigo, no próprio bate-papo surge o tema, que quase sempre é contemporâneo, para que o público se identifique”, explica Munhoz.

Para o DVD, Mariano se empenhou na composição de algumas faixas. Já Munhoz assumiu a função de parte da produção, junto a Gabriel Pascoal e Cabrera, produtor que é um dos midas do universo sertanejo. A direção de vídeo é de Fernando Trevisan Catatau.

Momento da gravação do DVD: performances e convidados especiais

Trajetória de êxito

Raphael Calux Munhoz Pinheiro e Ricardo Mariano Bijos Gomes nasceram em 1986, em Campo Grande.  Formaram a dupla em 2006, no início como um hobby. Assim, na diversão, com dois violões e dois microfones ligados, eles começaram a ganhar popularidade entre o público universitário. 

Como o nome de batismo dos dois já havia sido registrado anteriormente por outra dupla, resolveram adotar Munhoz e Mariano. Não demoraram a começar a se mover pelo forte circuito sertanejo do estado. 

Em 2010, ganharam destaque Brasil afora ao vencer o concurso “Garagem do Faustão”, do então “Domingão do Faustão”, na TV Globo. O primeiro sucesso nacional foi “Sonho Bom”.

A dupla gravou hits que contemplam desde o público mais animado, apreciador da música sertaneja, até o mais romântico. A canção mais conhecida, “Camaro Amarelo”, de composição de Márcia Araujo, Thiago Machado, Bruno Caliman e Marco Aurélio, foi um fenômeno que dominou as paradas brasileiras por várias semanas no rádio e no streaming, segundo a Crowley, e chegou a extrapolar as fronteiras do Brasil em 2012.

Shows para estádios lotados com quase cem mil pessoas, DVDs que vendem centenas de milhares de cópias, apresentações lá fora e uma sequência de álbuns e singles. Se os números destes últimos 15 anos impressionam, ainda mais notável é a disposição deles para continuar a criar, lançar coisas novas e manter-se relevantes no competitivo cenário do sertanejo. 

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