Conglomerado americano faz na maior plataforma de música nacional seu primeiro aporte financeiro no mercado brasileiro em 10 anos
Por Nathália Pandeló, do Rio
A Warner Music Group (WMG) e a plataforma de streaming Sua Música anunciaram na última quarta-feira (17) uma parceria estratégica, com foco na música regional brasileira. A startup, originalmente paraibana e agora já presente em capitais como Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo, planeja a expansão para outras cidades brasileiras e da América Latina ainda este ano. A participação minoritária do grupo Warner a partir de agora oferecerá a base financeira para essa nova escala, ao mesmo tempo em que mantém os três sócios — Roni Maltz Bin, Rodrigo Amar e Alan Trope — no comando da Sua Música.
O ingresso da Warner Music Group na plataforma é o primeiro investimento da empresa global no mercado brasileiro em uma década. Embora o anúncio da parceria não tenha revelado valores, o movimento não é injustificado, afinal o Sua Música conta com cerca de 8 milhões de usuários únicos mensais. Até então, a plataforma cresceu apenas com capital próprio, mas, conforme reportado pelo Brazil Journal, desde 2021 o grupo buscava investidores para captar pelo menos R$ 50 milhões — não se sabe quanto disso a Warner traz para o negócio.
A nova fase permitirá que o hub amplie a distribuidora Sua Música Digital, que já gerencia a carreira e os royalties de mais de mil talentos, incluindo nomes como Tarcísio do Acordeon e Vitor Fernandes. Mas, na prática, a parceria com a WMG não impacta as operações diárias. É o que afirma em declarações à UBC o diretor-executivo da plataforma, Roni Maltz Bin:
“O Sua Música tem 100% de controle da empresa, de continuar fazendo o que sempre fez, então não vai impactar no dia a dia das operações e tudo segue como sempre seguiu. O que, sim, impacta é que temos agora um aporte financeiro para poder acelerar nossa expansão, know-how, uma empresa de grande porte para nos ajudar nas nossas iniciativas. Então vai ter muita colaboração, cooperação etc. Mas nas operações do dia a dia não tem nenhuma mudança."
Roni Maltz Bin, diretor-executivo da Sua Música. Foto: Soria Correa
Para a Warner, essa aliança oferece uma oportunidade estratégica de fortalecer sua presença no mercado brasileiro, especialmente no campo da música regional, que tem grande relevância e potencial de crescimento. É o que declara ao nosso site Leila Oliveira, presidente da Warner Music Brasil:
“Os maiores objetivos das duas empresas com essa parceria estão muito mais relacionados à ampliação de atuação em mercados e novos negócios e ao desenvolvimento de artistas. Sabemos que, hoje, a atuação do Sua Música vai muito além dessa parte. O Sua Música Digital é uma distribuidora com grandes artistas, uma fonte enorme de novos talentos, com músicas distribuídas em todas as plataformas de streaming. E a parte de produção de conteúdo, transmissões ao vivo, como o São João de Campina Grande, por exemplo, é hoje gigante e mostra muito desses novos caminhos.”
O anúncio da parceria vem para unir dois mundos: o das gravadoras major com o das plataformas digitais que vão além dos serviços de streaming tradicionais. No caso do Sua Música, o alcance é tanto que o app passou a ser chamado de “Spotify do Nordeste” — uma alusão ao fato de que a empresa sueca não consegue superar a startup local em número de usuários na região. A associação com a cultura nordestina é um dos pontos-chave para essa penetração, com gêneros como o forró, o piseiro, o brega-funk e o arrocha se tornando carros-chefe da empresa. No entanto, a MPB, o rock, o pop e a eletrônica não ficam de fora.
A democratização do acesso à distribuição é também um ponto estratégico, já que otimiza o upload de singles e até álbuns inteiros de artistas independentes. A facilidade para os usuários, porém, se torna um desafio na gestão dos direitos autorais. Não por acaso, a Sua Música disponibiliza um guia de políticas para a proteção da propriedade intelectual. A plataforma classifica obras protegidas e alerta para o cuidado dos usuários em relação à postagem de conteúdo, independentemente de terem dado crédito ou adquirido arquivos legalmente. O site alega que não tem a capacidade para resolver disputas de direitos autorais, removendo conteúdos infratores mediante notificações válidas e reservando-se o direito de banir usuários reincidentes.
Leila Oliveira, presidente da Warner Music Brasil. Foto: Daniel Chiacos
Maltz Bin compara a operação às de outras plataformas do tipo user generated, como YouTube e Facebook, ou seja, cuja responsabilidade pelo conteúdo está nas mãos do usuário.
“O Sua Música sempre se preocupou com essa questão desde o começo, há mais de 13 anos. É uma plataforma onde o usuário assina um termo de uso para subir conteúdo. Temos uma série de medidas para tentar impedir a subida de conteúdo protegido por direitos autorais, como filtros que usam fingerprint, filtros manuais. Além disso, todo o detentor de direito que tiver um conteúdo seu no ar, ele pode pedir a remoção e, em menos de 24 horas, esse conteúdo é removido”, explica.
Para além da questão, a Warner terá, pela parceria com o Sua Música, um contato mais direto com gêneros e artistas fortes na plataforma, como Evoney Fernandes, Saia Rodada, Zé Vaqueiro, Wesley Safadão e muitos outros. Essa reputação de celeiro de novos talentos é um dos principais atrativos — afinal, novas vozes levam a novos catálogos, um ativo valioso na era do streaming.
Leila Oliveira afirma que a Warner se vê como potencializadora de cultura e que o acordo veio da vontade de combinar o potencial do Sua Música com o alcance nacional e o network global de seu grupo.
“É uma parceria muito estratégica, de complementar forças mesmo. A Warner está num momento de ampliar modelos de negócios e presença em gêneros regionais, a parceria com o Sua Música tem total sinergia. Da mesma forma, a atuação do Sua Música tem se expandido não só para mais regiões, mas também em mais frentes de negócios. Essa união visa a fortalecer essas iniciativas para as duas empresas e dar cada vez mais opções aos artistas e à música brasileira”, comentou. “Nosso objetivo é somar forças e ser capazes de oferecer a melhor estrutura e as melhores opções para os artistas. Temos muitos planos, e as mudanças estarão relacionadas às oportunidades que surgirão a partir dessa parceria”, complementa.
Roni Maltz Bin já desenhou alguns dos planos futuros. A empresa, por exemplo, está investindo na produção musical com estúdios em várias regiões do Brasil. Atualmente, já dispõem do Sua Música Space em Fortaleza, o maior hub de produção de conteúdo do Nordeste, um estúdio em Campina Grande e um terceiro estúdio em planejamento e construção em São Paulo.
LEIA MAIS: Streaming tem mais de 20 milhões de assinantes no Brasil, diz estudo da ABMI
LEIA MAIS: Spotify estreia comentários nos podcasts e avança em direção a 'rede social'
LEIA MAIS: Majors unem forças para proteger catálogos em meio a avanço da IA generativa