Associados foram maioria entre os indicados e vencedores, numa noite com todos os gêneros e todas as emoções
Do Rio
Fotos: Divulgação/TV Globo
Liniker celebra seus quatro troféus após a cerimônia
Liniker foi a grande vencedora de uma noite que coroou o trabalho de inúmeros associados UBC no Prêmio Multishow 2024. Indicada a 11 categorias, a cantora e compositora paulista levou quatro troféus: Álbum do Ano (“Caju”), MPB do Ano (“Caju”), Capa (“Caju”) e Artista do Ano. Surpresa e arrebatada pela aclamação do público, ela chorou enquanto agradecia:
"Agradeço imensamente pela possibilidade de ser ouvida na realidade de um país que silencia e amordaça de forma transparente tantas pessoas, sentimentos, realidades. Ser reconhecida como vencedora, com esse disco que sonhei primeiro sozinha e, depois, construí com tantas outras mãos, aponta não só ao futuro, mas brinda o presente com o melhor que eu pude fazer para mim, no resgate de acreditar em quem eu sou e me permitir existir. Obrigada a todas as pessoas que escutam esse disco e se reconhecem nas faixas que eu escrevi com tanto sol no peito.”
A emoção dela não foi, nem de longe, a única de uma noite que teve humor (com a apresentação de Tatá Werneck e sua interação com estrelas como Cauã Reymond e Sandy), além de música, nas apresentações de Anitta, Pedro Sampaio, Raça Negra, Sorriso Maroto e vários outros. E, claro, muitos mais associados premiados.
Amaro Freitas foi eleito o Instrumentista do Ano, numa categoria que tinha maioria de associados UBC entre os indicados, incluindo Hamilton de Holanda, Jonathan Ferr e Pretinho da Serrinha.
Pretinho, aliás, ficou com o troféu de Produção Musical do Ano, uma categoria, outra vez, dominada pela turma UBC, que incluiu Gustavo Ruiz Chagas, Julio Fejuca e Iuri Rio Branco.
Nosso associado Grelo, cujo hit “Só Fé” sacudiu o streaming e as redes sociais há alguns meses, brilhou na categoria melhor Arrocha do ano, levando o Multishow por esse mesmo single e tendo sido indicado ainda por outro, “De Graça ou Pagando”.
Grelo
O clipe TVZ do Ano foi para “Mil Veces”, de Anitta, dirigido por Jackson Tisi, coroando, assim, a faixa em que Anitta foi indicada a melhor gravação do ano no Grammy Latino 2024. Nessa categoria, simplesmente todos os indicados eram UBC: MC Cabelinho, Yago Opropio, Matuê, Luísa Sonza (com feat de Kayblack) e Liniker, além, claro, da Poderosa — que também foi homenageada na primeira edição do Troféu Vanguarda, pelo conjunto da sua bem-sucedida carreira internacional.
Na categoria seguinte, Funk do Ano, mais vitória de Anitta, ao lado dos associados Dennis e Pedro Sampaio. Parceiros na composição e na interpretação de “Joga Pra Lua”, os três foram aclamados em cena enquanto o palco se transformava, por uns instantes, em bailão.
A diversidade dos gêneros que desfilaram no Riocentro, centro de convenções na Zona Oeste do Rio de Janeiro onde rolou a festa, não passou despercebida. A cada entrega de um novo troféu, um clima diferente. O Rock do Ano trouxe um gosto de Rock in Rio, da vizinha Cidade do Rock, consagrando a faixa “Do Tamanho da Vida”, do associado Cazuza e do Barão Vermelho, que tem como associados Suricato, Guto Goffi e Maurício Barros, numa categoria em que quase todos são UBC, incluídos Dead Fish, Black Pantera e Fresno.
Mesma coisa com o Axé/Pagodão do Ano, em que as associadas Ivete Sangalo e Ludmilla dividiram o prêmio por sua parceria “Macetando”, vencendo uma escalação quase 100% UBC: O Kannalha, Parangolé com Léo Santana, ÀTTØØXXÁ e Baco Exu do Blues.
Algo que se repetiu ainda com Samba/Pagode do Ano, em que a nossa Gloria Groove, com o hit “Nosso Primeiro Beijo”, venceu outros ‘ubeceanos’ como ela, incluindo Menos É Mais, Ferrugem, Liniker, Thiaguinho, Ludmilla. Um timaço que reflete o novo estouro do pagode, tema de reportagens recentes aqui no site e também na Revista UBC.
Anitta com dois de seus três troféus
Estouraço também foram as megaturnês que emplacaram 100% de associados na categoria Show do Ano: Caetano Veloso & Maria Bethânia, Ivete Sangalo (“3.0 - A Festa/Rock in Rio 2024”), Iza (Rock in Rio 2024), Jão (“Superturnê/Rock in Rio 2024), Ludmilla (“Numanice #3 Tour/Rock in Rio 2024) e Planet Hemp (“Baseado em Fatos Reais: 30 Anos de Fumaça/Rock in Rio 2024). O paulista Jão se deu melhor e ficou com o troféu.
De um lado, os megashows. De outro, a Revelação do Ano, categoria composta por artistas emergentes que vão conquistando seu espaço no mainstream. Todos os indicados eram UBC, incluindo Jota.Pê, o brasileiro mais multipremiado da última edição do Grammy Latino 2024, além de: Duquesa, Grelo, Os Garotin e Yago Oproprio. A cantora e compositora paraense Zaynara brilhou e levou o troféu.
Na categoria Música Urbana, um encontro de gerações marcou a vitória, com “A Dança”, parceria dos associados MC Hariel e Gilberto Gil. Os outros indicados todos também eram “coisa nossa”: MC Cabelinho, Matué, Yago Oproprio, Duquesa, Yunk Vino & Go Assisti e Ajuliacosta.
Outra vez com domínio quase total da UBC, a categoria Pop do Ano manteve no trono Pabllo Vittar, com seu megahit internacional “São Amores”. Outros associados indicados foram Liniker, Jão, Pedro Sampaio e Luísa Sonza feat. Kayblack.
Já as categorias em que Liniker arrasou, incluindo Artista do Ano e Álbum do Ano, as duas principais da noite, mas também Capa do Ano e MPB do Ano, foram outras com predomínio absoluto de artistas UBC. Gente como Melly, Gilsons, Liniker, Jota.Pê, Matuê, Gloria Groove, Anitta, Tássia Reis, Yago Oproprio, Duda Beat e Samuel Rosa.
A paraense Zaynara, Revelação do Ano
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Instrumentista do Ano
Capa do Ano
Produção Musical do Ano
Arrocha do Ano
MPB do Ano
Clipe TVZ do Ano
Funk do Ano
Brega do Ano
DJ do Ano
Rock do Ano
Show do Ano
Hit do Ano
Samba/Pagode do Ano
Categoria Brasil
Sertanejo do Ano
Forró/Piseiro do Ano
Revelação do Ano
Axé/Pagodão do Ano
Música Urbana do Ano
Pop do Ano
Gospel do Ano
Álbum do Ano
Artista do Ano
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