Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

A nova ‘arma’ do TikTok para disputar com o streaming de áudio
Publicado em 03/07/2025

TikTok Para Artistas tem funções similares às do Spotify e quer reforçar app chinês como trampolim para lançamentos e estratégias musicais

Por Ricardo Silva, de São Paulo

Colaboração de Alessandro Soler, de Madri

Quase 10 anos depois do surgimento do Spotify Para Artistas — ferramenta que permite aos intérpretes, compositores, produtores e editores musicais acompanhar métricas em tempo real e tomar decisões de carreira baseadas em dados —, o TikTok acaba de dar um passo na mesma direção. Com o Brasil entre os mercados iniciais, o TikTok Para Artistas não só traz um conjunto de funcionalidades semelhantes às oferecidas pela plataforma sueca; também deixa claro que o superaplicativo de vídeos chinês já não se vê como um espaço para vídeos de dancinhas e outros conteúdos amadores gerados por usuários. O TikTok definitivamente parece querer disputar com o streaming de áudio o papel de trampolim privilegiado para lançamentos musicais.

Entre os dados que dispõe para os artistas, a nova ferramenta oferece uma visão do desempenho por cada faixa e conteúdo postado. Dá para acompanhar quantas pessoas usaram uma música, como o público está interagindo com os vídeos e quem são os seguidores do artista. Também é possível criar um pré-salvamento de álbuns e EPs pelo TikTok direto no Spotify ou Apple Music.

“(A ferramenta) é mais um passo para tornar o TikTok um espaço cada vez mais estratégico para quem vive de música", resume à UBC Carolina Moreira, líder de relacionamento com artistas no TikTok Brasil. "A ideia é dar mais autonomia para os artistas e suas equipes, ajudando a fortalecer a relação com os fãs, ampliar o alcance das músicas e abrir espaço para novas oportunidades de crescimento e monetização."

DADOS QUE AJUDAM A TOMAR DECISÕES

De maneira semelhante ao que já ocorre no Spotify Para Artistas, é possível acessar informações como idade, gênero, idioma e localização de quem consome cada música e/ou vídeo do artista musical. Com base nisso, é viável planejar a etapa de uma turnê numa determinada cidade ou uma estratégia de lançamento específica para uma certa faixa etária ou gênero, entre muitas outras possibilidades.

“(Dados) ajudam muito (o artista) a entender quem são seus fãs, o que eles gostam de ver e ouvir, além de permitir uma conexão de forma mais direta com esse público”, avalia Moreira.

Página inicial do TikTok Para Artistas. Reprodução

SEM INFORMAÇÕES FINANCEIRAS

Como ocorre com todos os usuários que geram conteúdos na plataforma, os artistas musicais têm uma possibilidade de monetização direta para os vídeos que postam, por meio da participação no programa de criadores. Além disso, compositores e intérprtes recebem royalties pagos pelo TikTok às distribuidoras digitais e gravadoras. E, por meio de acordo com o Ecad, desde 2021 o TikTok também paga direitos de execução pública a titulares das faixas usadas. Contudo, essas informações financeiras todas não são disponibilizadas no TikTok Para Artistas, segundo a representante da plataforma no Brasil.

“A ferramenta é voltada para oferecer dados estratégicos, que ajudam o artista a impulsionar sua presença na plataforma. Inclusive, os artistas podem dar acesso direto à sua gravadora ou distribuidora. Hoje, temos um limite de 10 pessoas por perfil”, afirma Carolina Moreira.

Ela explica ainda que o TikTok Para Artistas não tem uma equipe de atenção para tirar dúvidas dos artistas. Todas as informações necessárias, sustenta, já estão contidas na própria ferramenta.

“Sabemos que cada artista tem sua jornada, e nosso time está preparado para oferecer suporte dentro da plataforma. Ainda não conseguimos oferecer atendimento individualizado para todos os artistas da plataforma. Por isso, priorizamos um acompanhamento mais próximo com parceiros com quem já temos uma relação ativa no dia a dia", afirma a executiva. "Seguimos comprometidos em garantir que todos os artistas tenham acesso a informações e recursos que ajudem a tirar o melhor da ferramenta e consigam brilhar na plataforma, fazendo sua música chegar cada vez mais longe."

CICLO VIRTUOSO

Mais longe e, de preferência, sem precisar sair do próprio ecossistema TikTok. Como mostramos em diferentes reportagens na Revista e no site da UBC nos últimos anos, não é segredo que a ByteDance, holding dona do TikTok, persegue uma estratégia 360 ancorada na música. A aproximação com os artistas musicais e o oferecimento de dados e métricas visam a estimular cada vez mais lançamentos musicais nativos e a presença desses criadores na plataforma. Com isso garantido, a mágica do engajamento acontece: os fãs, também presentes ali, criam novos vídeos e versões dos conteúdos postados por seus ídolos, além de gerar conversação ao redor desses lançamentos, completando o ciclo virtuoso perfeito. 

Em 2023, o TikTok chegou a testar em alguns mercados, entre eles o Brasil, uma plataforma de streaming musical própria, o TikTok Music, com o óbvio objetivo de controlar todas as etapas de consumo — inclusive a do áudio puro, sem vinculação com vídeos. Não deu certo, e o app encerrou suas atividades em novembro do ano passado. Mas isso, nem de longe, significa que a estratégia 360 tenha sido abandonada. 

“O problema aqui não é o quê (a plataforma de áudio pago TikTok Music), mas como”, afirmou a analista do mercado musical e advogada Elaine Brandão. “É verdade que o TikTok, com o TikTok Music, pensava estar materializando seu projeto de se tornar um ecossistema musical 360, no qual seria possível criar, distribuir e interagir de formas variadas com música, em todas as suas pontas. Mas a realidade é que, com o modelo que eles lançaram no Brasil e em outros países, essas coisas todas eram feitas não em uma, mas em duas plataformas diferentes.”

O lançamento do novo TikTok Para Artistas, segundo ela, pode ser um passo adiante depois do passo atrás que os chineses tiveram que dar com o fim do TikTok Music: 

"Por enquanto, o TikTok continua a oferecer aos usuários a opção 'add to music app', na qual quem curte a música de um vídeo deles pode ouvir a faixa completa no Spotify ou na Apple Music. O novo TikTok For Artists também permite fazer o pre-save nessas mesmas plataformas de áudio. Porém, muita gente no mercado acredita que em algum momento do futuro próximo o TikTok voltará a oferecer a opção de escuta de faixas inteiras sem vídeos, de uma maneira nativa, e não mais como um aplicativo separado como foi o TikTok Music. Não acho que eles desistiram do projeto 360. E são dos poucos com bala na agulha para disputar de igual para igual com o streaming de áudio. O TikTok Para Artistas parece ser um novo passo, mesmo, nesse caminho."

 

LEIA MAIS: Imerso em guerras, Trump dá nova 'trégua' ao TikTok nos EUA

LEIA MAIS: 60% das músicas usadas nos vídeos do TikTok são independentes. Algo está mudando no mercado?


 

 



Voltar