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Estratégias para profissionais da música nas plataformas online: Instagram
Publicado em 24/08/2020

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Série da UBC sobre como usar as redes e o streaming a seu favor continua com a rede social mais popular no momento, com mais de 300 milhões de usuários e muitas possibilidades de difusão e monetização

Por Fabiane Pereira, do Rio

Esta reportagem é sobre as estratégias para tirar o melhor proveito possível do Instagram, a principal rede social, hoje, aquela em que todo mundo está. Mas o beabá vale para qualquer outra. É o que diz Arthur Fitzgibbon, presidente da ONErpm Brasil — um dos principais agregadores digitais do mundo, que nasceu no nosso país. Para ele, três itens são fundamentais na hora de abordar uma estratégia no Insta e nas outras: ter bastante antecedência para o lançamento, de modo a trabalhá-lo bem; fazer campanhas de pre-save, gerando buzz antes mesmo da entrega do disco ou single; e investimento em mídia, online e off-line. “Quando o artista faz isso, ele consegue manter a relevância de redes sociais e engajamento, fazendo com que os algoritmos trabalhem para um alcance maior da sua música, sem depender exclusivamente de apoios editoriais (reportagens em meios de comunicação).”

 

No caso específico do Instagram, referência em fotografia, música, artes, estilo de vida, gastronomia, viagens e tantos outros temas para mais de 300 milhões de usuários mensais, é preciso criatividade se o objetivo é se destacar. Confira alguns pontos importantes a ter em conta ali: 

  • Conteúdo - Tenha a certeza de que seu perfil é público, não privado. Dedique-se à sua biografia – um pequeno texto informativo e atraente ajuda a seduzir seguidores. Selecione as melhores imagens para serem publicadas. Estas imagens precisam conversar diretamente com seu propósito naquela rede. Se você é artista, tenha mais imagens relacionadas ao seu trabalho do que à sua vida pessoal. Poste com frequência e esteja atento ao feedback de seus seguidores, porque será através dele que você saberá o que está funcionando e o que não está. 
  • Dia a dia - Compartilhe um pouco do seu dia a dia. Os fãs seguem determinados artistas por identificação. Por isso, postar uma dica de música, um livro ou filme vai ajudar a estreitar a relação do artista com seu fã ou seguidor. Legendas mais descontraídas e menos profissionais melhoram o engajamento. 
  • Busque e use sua música - Se tiver músicas no banco de canções já licenciado (junto a gravadoras, selos, editoras e agregadores digitais) para uso com pagamento de royalties aos seus titulares, faça-o! Use sua música, compartilhe a letra e os créditos do compositor e de outros titulares. Além de ganhar royalties e execução pública, você ajuda a promover tanto o conteúdo com os profissionais responsáveis por ele.
  • Hashtag - A tag postada junto com a foto é o elo entre seu perfil e toda a plataforma. Marcar as hashtags certas pode dar uma grande exposição ao seu perfil, porque o insere na “conversa” coletiva, atrai audiência e melhora sua posição nas buscas. Vale dizer que colocar várias hashtags numa mesma foto não vai atrair mais seguidores; pode até espantá-los. 
  • Horário das postagens - Apesar de não ser uma regra, algumas imagens e vídeos acabam tendo melhor desempenho em alguns horários, e a própria ferramenta o ajuda a gerenciar o momento certo para postar Através de gráficos, o Instagram faz uma análise de conteúdo e engajamento, mostrando todas as estatísticas do seu perfil. O melhor horário para cada usuário postar suas fotos varia de acordo com o perfil de seus seguidores.
  • Seja participativo - O Instagram é uma rede social e, como tal, promove interações. Não basta postar fotos e marcar as hashtags certas, é preciso seguir, curtir outros perfis e deixar comentários em fotos, vídeos e publicações alheios. Mas o mais importante é responder a todos os comentários de suas postagens. Movimento gera movimento — e engajamento também.
  • Reels - Recentemente, o Instagram criou esse recurso para concorrer diretamente com o TikTok. A ferramenta permite criar vídeos curtos (até 15 segundos) usando áudios e efeitos. Um dos principais motivos de o lançamento estar fazendo sucesso é que todas as criações do Reels ficam agrupadas em uma aba específica no perfil. Além disso, a plataforma está dando muito destaque a esses conteúdos. Os vídeos criados via Reels aparecem em tamanho maior e, com grande frequência, no apartado Explorar. Um incentivo e tanto para quem busca aumentar o engajamento.

Direitos autorais

Em nível internacional, e também no Brasil, o Instagram já tem contratos com selos, gravadoras e distribuidores digitais para o licenciamento de músicas, como dissemos aí acima, no tópico "Busque e use sua música". Ou seja, o uso de qualquer das obras contidas no banco de canções licenciado rende direitos fonomecânicos aos seus titulares. Além disso, também há acordo com o Ecad, de modo que os titulares de direitos (autorais, não conexos) de execução pública também recebem caso suas canções sejam reproduzidas nos vídeos.

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