Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Carnaval virtual: uma lista de blocos, lives e desfiles na internet e na TV
Publicado em 12/02/2021

Agremiações de várias cidades terão apresentações sem público, e Globo reprisará grandes momentos da Sapucaí e do Anhembi; titulares podem receber valores de execução pública

Do Rio 

Com a pandemia sem dar trégua, e o carnaval de rua acertadamente cancelado em grande parte do país, a pedida destes dias é transferir a folia para casa. Shows e lives pela internet, blocos virtuais e a retransmissão de desfiles históricos das escolas de samba do Rio e de São Paulo na TV não só ajudarão o folião a sentir um pouco do gostinho da festa mas também propiciarão algum ganho aos titulares das músicas executadas. 

Confira uma lista de eventos e atrações que rolarão pela rede e a telinha da TV durante este recluso reinado de Momo: 

>> Blocos: Blocos de carnaval de várias cidades têm eventos programados. O AME, por exemplo, que costuma se apresentar nos jardins do Museu de Arte Moderna do Rio, vai transmitir 60 horas de DJs e artistas tocando no seu canal do YouTube, desta sexta-feira (12) ao próximo dia 17. Ainda no Rio, blocos como Amigos da Onça (sexta, 12, às 21h), Cordão da Bola Preta (sábado, 13, às 11h30), Céu na Terra (sábado, 19h), Monobloco (sábado, 20h), Cordão do Boitatá (domingo, 15h), Bloco da Anitta (domingo, 17h), ZooBloco (domingo, 17h30) e Agytoê (terça, 21h) são alguns dos que já anunciaram apresentações sem público exclusivas para a internet. 

Em São Paulo, o festival Tô Me Guardando é organizado pela prefeitura da capital a partir desta sexta-feira. Serão 380 atividades virtuais, como apresentações de blocos, oficinas e bate-papos. Toda a programação será transmitida pela página da prefeitura. O bloco Pilantragi também fará desfile virtual nesta sexta-feira, a partir das 20h. Já o Afro Ilú Obá De Min teve uma ideia diferente e inovadora: vai fazer desfile físico, mas sem foliões. Um carro percorrerá o trajeto de sempre do desfile, a zona entre a Avenida São Luís e o Largo do Paissandú, projetando hologramas nas fachadas dos prédios com imagens de carnavais anteriores. 

Em Belo Horizonte, o Então Brilha vai ter festa virtual neste sábado à tarde. Já o Baianeiros (domingo, a partir das 13h) e o Havayanas Usadas (sábado, 20 de fevereiro, às 20h) farão apresentações exclusivamente com canções de axé. 

Em Salvador, o bloco da Banda Cheiro de Amor faz desfile virtual nesta sexta, às 20h30. Chiclete com Banana agita o sábado, a partir das 16h. E o ÀTTØØXXÁ incendeia o domingo, a partir das 17h.

>> Shows: Preta Gil, Péricles, Jota Quest e Bell Marques protagonizam o e-Carnaval SulAmérica nesta sexta, às 18h. Davi Moraes, Gilsons, Luedji Luna e outros artistas fazem a live Moraes canta Moraes, nesta sexta, às 19h. Também na sexta, Sarajane e Buk Jones fazem a live Vamos Abrir a Roda no mesmo horário. No sábado, Ivete Sangalo e Claudia Leitte fazem show juntas a partir das 17h30. Na segunda, às 15h, é a vez da banda Psirico.

>> Videogame: A plataforma de relacionamentos Tinder promove um baile de carnaval dentro do videogame GTA Online. Entre sábado (13) e terça (16), haverá apresentações do Monobloco, Luísa Sonza, Giulia Be e Leo Santana, além de DJs tocando música para os jogadores e quem mais quiser acompanhar. 

Vale lembrar que, pelas regras atuais de arrecadação e distribuição do Ecad, podem incidir direitos de execução pública sobre algumas destas transmissões. Para que elas sejam consideradas como shows, portanto sujeitas à cobrança, ré preciso que uma empresa tenha pago por aquela live — não vale uma pequena live feita independentemente, já que a aferição desse tipo é muito difícil e, portanto, ainda não há cobrança sistemática. Além disso, o titular das canções executadas nesses eventos de transmissão digital também pode receber valores de streaming. Para isso, a transmissão deve permanecer indefinidamente numa plataforma (como o YouTube, por exemplo) que tiver acordo com o Ecad e estiver adimplente, ou seja, em dia com os pagamentos

>> Escolas de samba: A TV Globo anunciou que reprisará 28 desfiles míticos das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, escolhidos com a ajuda das respectivas ligas. Confira a lista completa: 

Rio de Janeiro (domingo, após o Big Brother)

Acadêmicos do Salgueiro – 1993 – Peguei um Ita no Norte (Explode Coração) 

Mocidade Independente de Padre Miguel – 1990 – Vira Virou, a Mocidade Chegou 

Unidos do Viradouro – 1998 – Orfeu – O Negro do Carnaval 

Beija-Flor de Nilópolis – 1989 – Ratos e Urubus, Larguem a Minha Fantasia 

Portela – 2017 – Quem Nunca Sentiu o Corpo Arrepiar ao Ver Esse Rio Passar 

Unidos da Tijuca – 2010 – É Segredo 

Imperatriz Leopoldinense – 1989 – Liberdade! Liberdade! Abre as Asas Sobre Nós

Estação Primeira de Mangueira – 2016 – Maria Bethânia, A Menina dos Olhos de Oyá 

Unidos de Vila Isabel – 1988 – Kizomba, Festa da Raça 

Mocidade Independente de Padre Miguel – 1985 – Ziriguidum 2001 

Beija-Flor de Nilópolis – 2011 – A Simplicidade de um Rei 

Acadêmicos do Grande Rio — 2017 – Ivete do Rio ao Rio 

Unidos do Viradouro – 2020 – Viradouro de Alma Lavada 

Império Serrano – 2004 (reedição do samba de 1964) – Aquarela Brasileira 

 

São Paulo (sábado, após o Altas Horas)

Águia de Ouro – 2020 – O Poder do Saber 

Mancha Verde – 2019 – Oxalá Salve a Princesa 

Mocidade Alegre – 2014 – Andar Com Fé Eu Vou... Que a Fé Não Costuma Falhar 

Acadêmicos do Tatuapé – 2018 – Maranhão: Os Tambores Vão Ecoar Na Terra da Encantaria 

Unidos de Vila Maria – 2017 – Aparecida – a Rainha do Brasil – 300 Anos de Amor e Fé no Coração do Povo Brasileiro 

Dragões da Real – 2017 – Dragões Canta Asa Branca

Rosas de Ouro – 2005 – Mar de Rosas 

Tom Maior – 2009 – Uma Nova Angola se Abre Para o Mundo. Em Nome da Paz, Martinho da Vila Canta a Liberdade 

Império de Casa Verde – 2005 – Brasil, se Deus é Por Nós, Quem Será Contra Nós 

Barroca Zona Sul – 2020 – Benguela, a Barroca Clama a Ti, Teresa 

Gaviões da Fiel – 2003 – Cinco Deusas Encantadas na Corte do Rei 

Colorado do Brás – 2019 – Hakuna Matata, Isso é Viver 

Vai-Vai – 2008 – Vai-Vai Acorda Brasil 

Acadêmicos do Tucuruvi – 2011 – Oxente, o que Seria da Gente sem essa Gente, São Paulo, a Capital do Nordeste

Ao serem televisionados, os desfiles entram na distribuição de TV aberta, e os titulares de direitos de execução pública das canções executadas estão habilitados a receber os devidos valores pelo uso das suas obras.

>> Pós-carnaval: A prefeitura do Rio lançará mês que vem o edital “Cultura do Carnaval Carioca”, visando a estimular a cadeia produtiva do setor cultural, abalada pela pandemia. Ao todo, o edital destinará R$ 3 milhões em prêmios para 125 grupos, entre blocos, bandas, bailes, turmas, fanfarras, cordões e outros grupos e manifestações da cultura carioca. A inscrição, a partir de março, pode ser feita por pessoa física (representante do grupo, desde que se comprometa a repassar para os demais integrantes o valor), pessoas jurídicas com e sem fins lucrativos, e MEIs. Mais informações na página oficial da Secretaria de Cultura

LEIA MAIS: Prejuízo com suspensão de réveillon e carnaval pode alcançar R$ 8 bilhões


 

 



Voltar