Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

TikTok investe em canais de televisão para campanhas publicitárias
Publicado em 14/06/2021

Após patrocínio de A Fazenda e No Limite, plataforma aposta no Jornal Nacional

Do Rio

Quem possui o hábito de assistir televisão, já deve ter percebido que o TikTok está cada vez mais presente nos canais de TV aberta. O trabalho publicitário da plataforma teve início no ano passado e tem como objetivo ganhar maior visibilidade entre o público brasileiro. No momento em que a plataforma social se destaca em todo o mundo progressivamente, a mais recente aposta é o patrocínio do Jornal Nacional.

Em 2020, o aplicativo custeou a 12ª edição do reality A Fazenda, da Record. Neste ano, reapareceu na TV ao apoiar mais um reality-show: No Limite, da Globo. Nesta semana, a plataforma iniciou o patrocínio de um mês da maior audiência jornalística do país: o Jornal Nacional. E os investimentos publicitários não param por aí. A partir de julho, o TikTok já tem destaque garantido na nova temporada do MasterChef Brasil, no canal da Band.

Essa sequência de investimentos faz parte da estratégia de comunicação para ampliar a visibilidade da marca com o público brasileiro. Nesse projeto, a plataforma contratou a Publicis, responsável por toda a estratégia de mídia do TikTok, e a DPZ&T, encarregada pelos trabalhos criativos da rede social. A última empresa criou a campanha que ganhou destaque com a participação da influenciadora e ex-participante do Big Brother Brasil, Camilla de Lucas, e da atriz Carolina Ferraz. 

 

 

Já a Publicis está no comando das ações com o Jornal Nacional. Segundo entrevista da agência para o portal Meio&Mensagem, o objetivo é “atrair e reter a atenção do consumidor e gerar conversas que transbordem os meios”. 

Além do telejornal, o TikTok também marca presença em jogos de futebol, como o toque de cinco segundos da rede Globo, as Eliminatórias da Copa do Mundo, com exibição tanto da Globo quanto do SportTV, e os amistosos entre as seleções europeias, no TNT Sports.

O trabalho ininterrupto para ganhar visibilidade na televisão tem como objetivo divulgar a marca e valorizar as publicidades dentro do TikTok. A crescente popularidade da plataforma já é notória. A rede social pioneira no formato de vídeos curtos teve o total de 961 milhões downloads no mundo somente no primeiro semestre de 2021, sendo o aplicativo mais baixado durante o período. A fama do app já está refletindo no valor dos patrocínios dentro da plataforma.

De acordo com o Advertising Age, nos Estados Unidos, os preços cobrados para anúncios dentro do TikTok subiram significativamente em relação a 2020 e não tem perspectiva de queda. A Bloomberg News revelou que os patrocínios na plataforma estão custando mais de US$ 1,4 milhão e que, até o final do ano, deve aumentar para  US$ 1,8 milhão. A rede social estima que as marcas que anunciarem na página inicial da plataforma podem atingir cerca de 109 milhões de impressões.
 

A IMPORTÂNCIA DO TIKTOK PARA ESTRATÉGIAS DE LANÇAMENTOS MUSICAIS

O TikTok revolucionou a internet e mostrou a força da geração Z no online. No mundo da música, a rede social se tornou um verdadeiro mercado paralelo para a construção de um hit. Das 10 músicas mais ouvidas em 2020 no Spotify, pelo menos sete delas viralizaram primeiro no TikTok por meio de trends altamente replicáveis. Por isso, artistas, gravadoras e editoras planejam estratégias exclusivas para viralizar na plataforma. 

A sequência, geralmente, segue uma ordem padrão:

1) Planejamento da minutagem da música que será escolhida para entrar na biblioteca do TikTok (a plataforma só permite áudios de até um minuto);

2) Lançamento da trend, seja coreografia, challenge (união da música com um desafio), dublagem, duetos, covers ou point of view;

3) Adesão dos usuários com a trend lançada ou criação de novos vídeos a partir do áudio;

4) Busca pela música completa em streamings, como Spotify, Deezer e Youtube;

5) Música viralizada nas redes sociais, plataformas digitais, rádios e ruas.

 

LEIA MAIS: Youtube oferece us $ 100 milhões para criadores em nova ferramenta

LEIA MAIS: Estratégias para profissionais da música nas plataformas online: TikTok

LEIA MAIS: Viralizou no TikTok? Prepare seu bolso


 

 



Voltar