Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Gaby Amarantos lança seu primeiro disco autoral
Publicado em 03/09/2021

Imagem da notícia

Foto: Divulgação/Rodolfo Magalhães

"Purakê" tem 13 faixas compostas por ela e parceiros; agora, paraense investe na criação de projetos audiovisuais

Por Akemy Morimoto, do Rio

Depois de quase dez anos do sucesso do álbum “Treme”, Gaby Amarantos lança seu segundo trabalho em estúdio, “Purakê”, com todas as 13 faixas autorais, criadas em parceria com compositores do Pará, Jaloo e Lucas Estrela. O nome faz referência ao poraquê, peixe elétrico da Amazônia cuja voltagem chega a 860 volts — uma metáfora da energia atual da cantora e compositora paraense. Além de exaltar a cultura do Norte do país, ela contou à UBC detalhes sobre o processo de composição e sobre a otimização proporcionada pela edição de suas obras, trabalho que também assumiu para si.

Com metade do disco gravado, Gaby percebeu que precisava inserir ainda mais representatividade no projeto. Para isso, logo no começo da pandemia, convidou Jaloo e Lucas Estrela para uma imersão inédita nas águas do Tapajós.

“Fomos para um barco e, no início do processo, a gente ‘travou’. Achávamos que não iria sair nada. Ficamos comendo peixe, tomando banho de rio... Quando a gente realmente começou a relaxar e se divertir, as músicas mais incríveis vieram”, revela a cantora. 

O processo de composição foi motivo de celebração para Gaby Amarantos. Mas, poder lançar o seu primeiro álbum em sua própria editora, a Amarantos Eleva, foi um passo de igual importância para a paraense. Junto do produtor e sócio Gareth Jones, da Warner Chappell (parceira da editora da cantora), e da UBC, Gaby se sente segura para focar na sua arte:

“Sempre fui compositora desde que me entendo por gente, mas as minhas obras estavam muito bagunçadas, não tinha catálogo. Através de toda essa galera, eu agora posso entrar no meu espaço criativo tranquila, por já saber que há pessoas para cuidar do meu trabalho. Este processo de profissionalização me empoderou muito como compositora”, conta Gaby.

LEIA MAIS: O que é uma editora musical?

Com interpretações nas vozes de Ney Matogrosso, Urias, Liniker, Elza Soares e Dona Onete, o álbum promete uma experiência para além dos ouvidos. No clipe da canção “Amor Para Recordar” com Liniker, por exemplo, lançado antes da estreia completa do álbum, Gaby mostrou seu talento como atriz e incluiu a participação da família para falar sobre a vivência ribeirinha. 

Nos lançamentos que ainda não têm clipe, a cantora apostou em “lyrics videos” nada convencionais e criou personagens animados para todos os intérpretes das canções, como em “Última Lágrima”, com participação de Elza Soares, Alcione e Dona Onete. 

Mesmo com álbum e “lyrics videos” já lançados, a artista também planeja produzir mais videoclipes para as canções de “Purakê”:

As pessoas não vão só ouvir o disco, elas também vão assistir ao ‘Purakê’. Preparamos conteúdos audiovisuais para todas as músicas e, depois, ainda vamos produzir os clipes”, afirma Gaby Amarantos, animada com os futuros planos para o álbum.

Com administração de obras em editora própria, disco autoral e atuação no clipe de “Amor Para Recordar”, Gaby Amarantos mostra que tem força e energia suficiente para chegar a 860 volts, como um poraquê. 

A artista, que também é jurada no programa televisivo “The Voice Kids” e estreará ano que vem como atriz de novela em “Além da Ilusão”, da Rede Globo, revela a capacidade de assumir as rédeas da carreira e ressalta a importância de enaltecer e empoderar mulheres:

"Eu sinto muito que essa potência do 'Purakê' vai refletir não só a minha força, mas a força das mulheres da região Norte, que vai dialogar com as mulheres do Brasil, quiçá as mulheres do planeta."

LEIA MAIS: 79% das mulheres na música já sofreram discriminação, mostra enquete

 

 


 

 



Voltar