Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Três associados da UBC abrem o Grammy Latino hoje
Publicado em 18/11/2021

Anitta, Carlinhos Brown e Giulia Be participam do número inicial com Gloria Estefan; veja indicados

Do Rio 

Três associados da UBC participarão simultaneamente do número de abertura da cerimônia do Grammy Latino, esta noite, em Las Vegas (EUA) — com transmissão ao vivo pelo perfil oficial da premiação no Facebook e, no Brasil, também pelo canal BIS, a partir das 22h. Anitta, Carlinhos Brown e Giulia Be se somarão à estrela cubano-americana Gloria Estefan para o show inicial, uma homenagem à diversidade da música latina. O cantor e compositor argentino Diego Torres, o cantor e compositor porto-riquenho Pedro Capó e a rapper colombiana Farina completam o elenco do opening act

Além de cantar, Anitta também fará uma homenagem à cantora e compositora sertaneja Marilia Mendonça, morta num acidente de avião no último dia 5, em Minas Gerais. Porém, não será um número musical. 

"Eu tentei (organizar uma homenagem cantada), mas como era tudo em cima da hora, o que a gente conseguiu foi um espaço superbacana de mostrar a história dela. Mas não vai ter musical. Não sei se na parte brasileira do Grammy vai ter, mas na internacional, não. Vai ter uma homenagem solene sim, eu vou fazer parte", explicou Anitta no Instagram. "Quando aconteceu a fatalidade, eu conversei com os organizadores e perguntei se seria possível fazer um musical com as canções dela. Eles foram ver o que era possível, houve uma grande conversa."

Outro show bastante aguardado será o liderado por Christina Aguilera, que terá a participação de Becky G, Nicki Nicole e Nathy Peluso. Juanes, C. Tangana e Jorge Drexler.

Ano a ano, a festa de premiação do Grammy Latino atrai mais a atenção da imprensa estrangeira e brasileira, superando totalmente a barreira do universo musical de fala espanhola. A edição deste ano tem uma forte presença de associados da UBC entre os indicados, grande parte deles estrelas internacionalmente conhecidas, do quilate de Caetano Veloso, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Nando Reis e Ivete Sangalo. No total, são mais de 30 os membros da nossa sociedade com chances de premiação em 13 categorias.

Nas categorias gerais, que misturam artistas que cantam em espanhol e português, “Talvez”, de Caetano Veloso e Tom Veloso, compete como “Gravação do Ano”; os compositores Vinicius de Moraes e Tom Jobim disputam o título de “Álbum do Ano” com “Nana, Tom, Vinicius”; e Giulia Be pode se tornar a “Melhor Artista Revelação” da música latina. 

E, nas categorias da língua portuguesa, há uma chuva de associados concorrendo. Para “Melhor Canção em Língua Portuguesa” há quatro indicações com titulares da UBC: “A Cidade”, interpretada por Chico Chico e João Mantuano; “Espera a Primavera” de Nando Reis; “Lisboa” composição de Ana Caetano com Paulo Novaes; e “Mulheres Não Têm Que Chorar”, de Tiê Castro, Emicida e Guga Fernandes, nas vozes de Emicida e Ivete Sangalo. A rainha do axé teve seu álbum “Arraiá Da Veveta” nomeado na categoria “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa” junto com o disco "Sambadeiras'', de Luiz Caldas, e “Eu E Vocês” de Elba Ramalho.

Nando Reis e AnaVitória também concorrem com os discos “Duda Beat & Nando Reis” e “Cor”, respectivamente, como “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa”. Além deles e Duda Beat, Fernanda Takai está nomeada na categoria com “Será Que Você Vai Acreditar?” e Tuyo com “Chegamos Sozinhos Em Casa Vol1”.

Em outras duas categorias houve quatro indicações com nomes da UBC. Como “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira”, Zeca Baleiro, Delia Fischer, Luedji Luna e Zé Manoel foram indicados com os discos “Canção D'além Mar, “H.O.J.E”, “Bom Mesmo É Estar Debaixo D´água” e do “Meu Coração Nu”, nesta ordem. Já em “Melhor Álbum de Samba/Pagode”, Paulinho Da Viola, Guga Stroeter, Diogo Nogueira e Lucas Mayer concorrem, respectivamente, com os projetos “Sempre Se Pode Sonhar”, “Nei Lopes, Projeto Coisa Fina e Guga Stroeter No Pagode Black Tie”, "Samba De Verão” e “Onze (músicas inéditas de Adoniran Barbosa)”.

Quando se trata de rock e música alternativa, a UBC não fica para trás. Os discos “Álbum Rosa”, da A Cor Do Som; “Assim Tocam Meus Tambores”, do Marcelo D2; “Fôlego”, do Scalene; e “OXEAXEEXU”, do BaianaSystem, disputam o título de “Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa”. O grupo musical de rock e reggae brasileiro comandado por Russo Passapusso também concorre com “Reza Forte”, feat com BNegão, ao “Melhor Vídeo Musical Versão Curta”.

Na 37ª categoria, Daniela Araújo e Leonardo Gonçalves disputam o prêmio de “Melhor Álbum de Música Cristã (Língua Portuguesa)” com os trabalhos “Catarse: Lado B” e "Sentido'', por essa ordem.

Além disso, as canções sertanejas e a instrumentais brasileiras foram representadas por Rogério Caetano, junto com o parceiro Cristóvão Bastos, na categoria “Melhor Álbum Instrumental” e pelo cantor Daniel, com o trabalho “Daniel Em Casa”, como “Melhor Álbum de Música Sertaneja”.

LEIA MAIS: Artistas da UBC são indicados ao Grammy Latino de 2021

LEIA MAIS: A lista completa dos indicados em todas as categorias

LEIA MAIS: Gabriel Abaroa, presidente honorário do Grammy Latino: 'o mercado mundial está aberto ao Brasil'


 

 



Voltar