Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Rio terá festival todo dedicado à música brasileira em agosto
Publicado em 15/05/2023

Com curadoria de Nelson Motta e produção da Bonus Track, Doce Maravilha anuncia atrações nesta segunda (15)

Do Rio

Imagens do projeto: divulgação/Doce Maravilha

Um novo festival, todo dedicado à música brasileira, surge no Rio de Janeiro. Previsto para os dias 12 e 13 de agosto, o Doce Maravilha teve sua primeira leva de atrações anunciada nesta segunda-feira. Entre os nomes, Gilberto Gil, Emicida, Adriana Calcanhotto, Anavitoria, Caetano Veloso, Liniker, Margareth Menezes, Luedji Luna, Rubel, Rodrigo Amarante, João Gomes, Vanessa da Mata, BaianaSystem e várias outras atrações, num total de 28 nomes de gêneros variados. 

“Nosso público é bem variado, com diferentes gerações e estilos. A própria curadoria já representa esse perfil bem eclético: Nelson Motta, um dos mais reverenciados nomes do cenário musical brasileiro, e a turma jovem da MangoLab, que tem o desafio diário de buscar novos talentos. Nessa mistura não temos um estilo predominante. Podem esperar um line-up bem eclético, abrangendo muitos gêneros musicais. Temos representantes da MPB, samba, rock, pagode, funk, piseiro, sertanejo, rap, pop e eletrônico. Reverenciamos a música brasileira em todas as suas vertentes e estilos”, descreve Luiz Guilherme Niemeyer, cofundador e diretor de projetos da Bonus Track. 

A produtora, da qual ele é sócio com o pai, Luiz Oscar Niemeyer, está também por trás do novo “Canecão” e do festival MITA, além dos megashows de Paul McCartney e Rolling Stones no Brasil. Com o Doce Maravilha, eles renovam sua aposta no Rio:

“Somos cariocas apaixonados e convictos do potencial e da vocação da cidade, que entendemos ser a cultura, o turismo e o entretenimento. O Rio de Janeiro sempre foi reconhecido, tanto no país como internacionalmente, como centro cultural do país. Queremos reforçar essa posição.”

Área da Marina da Glória onde será montado o festival

Como diz Luiz Guilherme, o público diversificado — inclusive estrangeiro — está no foco do evento. Mas a concepção do Doce Maravilha, cujo slogan é “A festa da música brasileira”, foi “de trás para frente”: 

“Normalmente pensa-se primeiro no interesse do público, naquilo que vende ingresso. O Doce Maravilha começou pelo lado dos artistas, onde oferecemos o palco como uma área de livre criação, sem amarrações. Eles constroem a programação. É a festa deles, para que eles se divirtam e proponham novidades. E isso certamente transcenderá ao público. Não apenas o nacional, como o internacional também. É uma festa brasileira de tema livre e, quem sabe?, até um produto de exportação.”

Essa “livre criação” à qual ele se refere esteve na gênese da curadoria de Nelson Motta. O produtor deixou os participantes totalmente à vontade para pensar o formato que mais lhes interessasse. Caetano, por exemplo, escolheu reviver o show do disco “Transa”, 50 anos depois do seu lançamento, na íntegra. Muitos encontros entre nomes de gêneros diferentes também ocorrerão. 

“Esse é o diferencial: misturar artistas que fazem parte da história do Brasil com outros que estão fazendo história no Brasil, jovens, outras gerações. O que é importante no festival é que a pessoa veja encontros inéditos, diferentes. Um festival que pode grandes artistas fazendo um determinado disco inteiro da sua carreira, isso também é interessante... Um festival vive de tudo isso. Não pode ter só coisas que você já viu. Tem que ser inesquecível”, conceitua Nelson Motta. 

Os ingressos já estão à venda no site Eventim. O lugar escolhido para os dois palcos e demais instalações é um terreno próximo à Marina da Glória, na Zona do Sul da cidade, às margens da Baía de Guanabara. Também haverá uma pista para DJs que tocarão só música brasileira, além de espaço gastronômico e uma galeria de arte para artistas brasileiros exporem seus trabalhos. 

“Muito além da experiência de estar no Doce Maravilha, queremos que o Doce Maravilha fique nas boas memórias e momentos marcantes de cada um que estiver lá”, finaliza Luiz Guilherme.

Projeção de como ficaria a área com os palcos e estruturas montados

A lista completa de atrações já confirmadas (outros nomes serão anunciados nos próximos dias): 

  • Caetano Veloso celebra 50 anos do 'Transa'
  • Gilberto Gil + BaianaSystem
  • Marcelo D2 canta 'À Procura da Batida Perfeita'
  • João Gomes convida Vanessa da Mata
  • Liniker & Péricles
  • Anavitória convida Rubel
  • Adriana Calcanhotto & Rodrigo Amarante
  • Margareth Menezes & Luedji Luna
  • Los Sebosos Postizos tocam Jorge Ben Jor
  • Michael Sullivan canta Tim Maia & Xuxa
  • Orquestra Imperial toca Rita Lee
  • Os Garotin
  • Millos Kaiser
  • Furacão 2000
  • Dot
  • Dj Ingrid
  • DJ Tamy
  • Tamenipi
  • Mangolab DJ SET

 

LEIA MAIS: Por que é tão importante que shows passem set-lists corretos ao Ecad

LEIA MAIS: Adriana Calcanhotto: 'Se você precisa de silêncio para compor, está ferrado'

LEIA MAIS: Fim do Suricato: líder da banda explica decisão em entrevista à UBC


 

 



Voltar