Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Simone receberá homenagem do Grammy Latino pelo conjunto da obra
Publicado em 18/07/2023

Prêmio à Excelência Musical será entregue à cantora soteropolitana em novembro; Rita Lee, Milton e Djavan ganharam o reconhecimento

De Madri

Foto de Rodrigo Marques

Simone será uma das homenageadas do Prêmio à Excelência Musical, concedido a cada ano pelo Grammy Latino a grandes artistas pelo conjunto da sua obra. Ela se soma a uma lista que, do Brasil, inclui nomes como Rita Lee, Erasmo Carlos, Milton Nascimento, Astrud Gilberto, Roberto Carlos, João Bosco, Jorge Ben Jor e Djavan. A entrega será no próximo mês de novembro, quando se realiza o Grammy Latino 2023, e Simone dividirá a honraria com Carmen Linares (Espanha), Mijares (México), Arturo Sandoval (Cuba), Soda Stereo (Argentina) e Ana Torroja (Espanha). 

Este ano, pela primeira vez, a cerimônia do Grammy Latino deixará os Estados Unidos e será realizada na Espanha, mais precisamente na cidade de Sevilha, capital da Andaluzia. Criado em 2000, o prêmio, versão para o mercado latino-americano do tradicional Grammy Awards, busca uma internacionalização e uma projeção ainda maiores, firmando-se como um dos principais reconhecimentos à música feita em espanhol, português e em todos os demais idiomas falados na América Latina e no Caribe.

Simone ainda não comentou oficialmente a homenagem, mas seu perfil no Instagram reproduziu a publicação do Grammy Latino na qual ela é chamada de ícone da música popular brasileira, cujo som é uma celebração da vida. “A artista se destaca por suas apresentações cheias de energia e deixou sua marca nos palcos do mundo todo”, diz o post dos organizadores.

No material de divulgação, o Grammy Latino afirma ainda que a discografia prolífica e de enorme sucesso de Simone “resume o fascínio do movimento da MPB e uma folia de vida e romance movida a samba”. De fato, nos 50 anos em que está atividade – desde 1973 –, a soteropolitana nascida Simone Bittencourt de Oliveira em 1949 lançou mais de 30 álbuns de estúdio e seis ao vivo, gravou em espanhol e inglês e, no banco de dados da UBC, tem quase 750 fonogramas registrados. 

Tornada verdadeiramente uma celebridade no Brasil graças às dezenas de participações em trilhas famosas de novelas da Rede Globo, ela “deixou uma marca profunda na cultura popular brasileira”, nas palavras do Grammy Latino, que completou: “Combinando brilhantemente uma paleta artística refinada com o apelo da cultura pop, ela continua na crista de sua carreira, tanto no estúdio de gravação quanto nos palcos.”

“Estamos muito honrados com a oportunidade de reconhecer essas grandes figuras ibero-americanas, cujo legado musical continua a inspirar as novas gerações”, disse Manuel Abud, diretor-executivo da Academia Latina da Gravação, responsável pelos prêmios. “Esperamos poder celebrar suas virtuosas trajetórias durante a Semana do Grammy Latino em Sevilha.”

Fique ligado nos canais informativos da UBC para conhecer mais novidades sobre o Grammy Latino e tudo sobre a cerimônia do próximo mês de novembro na Espanha.

 

LEIA MAIS: Boca Livre ganha Grammy Awards de melhor álbum pop latino

LEIA MAIS: Grammy Latino 2023 estreia novas categorias, entre elas compositor do ano

LEIA MAIS: Grammy Latino: entenda tudo sobre o processo de filiação e premiação


 

 



Voltar