Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

No Dia do Compositor Brasileiro, UBC estreia um ranking diferente
Publicado em 07/10/2019

Imagem da notícia

Novas listas das mais executadas nas rádios e no streaming no país, elaboradas semanalmente por nós em parceria com a Crowley, dão destaque não só aos intérpretes, mas principalmente aos criadores das canções

Do Rio

Esta segunda-feira (7) é o Dia do Compositor Brasileiro, e a UBC abre as celebrações que se estenderão mês adentro lançando uma iniciativa de valorização do criador musical. Em parceria com a Crowley, uma das principais empresas de medição de audiência em rádio, streaming e outros meios no Brasil, passaremos a publicar rankings semanais das canções mais executadas. A diferença para a maioria das listas do tipo atualmente elaboradas por outros veículos é que a nossa se centrará não só nos intérpretes, mas dará o principal destaque aos compositores das obras. 

Os rankings, tanto de rádio (baseado numa ampla amostragem da Crowley em estações de todas as regiões do país) quanto do streaming, já estão disponíveis aqui no nosso site. Eles são facilmente acessíveis através do menu Publicações >> Rankings. Você notará que todas as semanas do ano de 2019 já estão contempladas, o que permite acompanhar as oscilações das mais tocadas — um grupo que, no rádio, tem domínio do sertanejo e, no streaming, uma maior variação entre pop, funk e outros gêneros (como o próprio sertanejo).

Mais parcerias com o universo digital pela valorização do compositor virão aí nos próximos dias, fique ligado nos nossos canais de informação para conhecê-las. 

E, no próximo dia 15, não perca a cobertura do Prêmio UBC 2019 nas nossas redes sociais. Este ano, o homenageado será Milton Nascimento pelo conjunto da sua obra: mais de 400 composições registradas na UBC, criadas por ele sozinho ou em inúmeras parcerias com nomes como Fernando Brant, Lô Borges, Alaíde Costa, Olívia Hime, Chico Buarque, Ronaldo Bastos, Wagner Tiso, Maria Rita, Caetano Veloso, Ana Cristina, Marcos Valle, entre tantíssimos outros.

Iniciativa da UBC que surgiu originalmente nos anos 1980 e, em 2017 e 2018, voltou com os troféus para Gilberto Gil e Erasmo Carlos, respectivamente, o prêmio não acontece em outubro por acaso. Ele também faz parte das iniciativas de visibilidade do Mês do Compositor, que a nossa associação tem posto em prática para exaltar a figura que dá o pontapé inicial e fundamental à indústria da música. 

LEIA MAIS: Na Casa UBC, vai se desenhando a festa deste ano

 

 

 


 

 



Voltar