Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Últimos dias para se inscrever no Grammy Latino 2024
Publicado em 19/04/2024

Edição deste ano volta a Miami, depois de uma bem-sucedida ‘viagem’ a Sevilha em 2023; veja mudanças em categorias e como se inscrever

De Madri

Manuel Abud, diretor-executivo da Academia Latina da Gravação, durante o anúncio sobre a edição 2024 em Miami esta semana. Foto: Mireya Acierto/Academia Latina

Faltam 11 dias para o fim do prazo de inscrições para o 25º Grammy Latino, que no próximo 14 de novembro voltará a se realizar em Miami após quatro anos. Para poder participar e tentar concorrer a um cobiçado gramofone dourado, os artistas precisam ter se inscrito na Academia Latina da Gravação até o último dia 12 de março, num processo em etapas que explicamos em detalhes em fevereiro aqui no site. Já o prazo final para submeter canções e álbuns acaba às 22h (Brasília) do próximo 30 de abril.

Este ano, houve mudanças em algumas categorias, com a inclusão de uma nova área, Música Eletrônica, e de sua respectiva nova categoria, Melhor Performance de Música Eletrônica Latina. A categoria vale para singles e faixas (vocais ou instrumentais), e as gravações devem ter pelo menos 51% de tempo de execução de gêneros de música eletrônica latina (conforme definido pelo Latin Electronic Committee), bem como gêneros emergentes relacionados e elementos latinos, a fim de refletir com precisão as tendências atuais da música eletrônica da região.

As gravações que contenham interpolações/sampling são elegíveis se a interpolação/sampling não constituir mais de 25% da letra e/ou 51% da música da canção original. Remixes de música eletrônica latina são elegíveis. O prêmio é entregue a artistas solo, duplas ou grupo.

Entre as categorias dedicadas à música em português, houve uma mudança de nomenclatura: sai Melhor Álbum de MPB (Música Popular Brasileira) e entra Melhor Álbum de MAPB (Música Afro-Portuguesa-Brasileira). O claro objetivo aqui é abarcar outras expressões da canção em língua portuguesa para além do Brasil, uma demanda crescente dos artistas de países com os quais compartilhamos a língua. Para se qualificar à categoria, as obras inscritas devem ter pelo menos 51% de material inédito.

Além disso, houve alterações de definições. Para concorrer à Melhor Canção de Cantor e Compositor, os singles ou faixas devem agora ter pelo menos 60% das letras em espanhol, português ou qualquer outro idioma da América Latina, e a música deve ser composta e interpretada 100% pelo cantor e compositor concorrente.

Além disso, o Grammy Latino esclareceu algumas regras para determinar o número de indicações de cada categoria. Algumas categorias têm dez finalistas, outras cinco. Mas, para que isso ocorra, ela deve ter tido pelo menos 40 inscrições de artistas diferentes (costumam ser muitíssimas mais). Se uma categoria não alcançar o mínimo de 40 e receber entre 25 e 39 inscrições, apenas três finalistas receberão indicações para concorrer na cerimônia. Se houver menos de 25 inscrições, a categoria fica congelada até o ano seguinte, sem disputa.

Para poder realizar sua inscrição nestes próximos 11 dias finais, lembre-se de uma regra básica: as canções ou álbuns devem ter sido lançados entre 1º de junho do ano passado e 31 de maio deste ano. Se o seu lançamento estiver programado para maio, ele deve ser necessariamente comunicado à Academia antes do fim do prazo, em 30 de abril. Porém, você terá até 31 de maio para enviar o link de streaming e os créditos.

A festa deste ano em Miami se segue à bem-sucedida “viagem” que o Grammy Latino fez em 2023 a Sevilha, na Espanha. Foi a primeira vez que a cerimônia se realizou fora dos Estados Unidos. Agora, a premiação regressa à cidade da Flórida onde havia sido entregue pela última vez em 2020, numa edição sem público por conta da epidemia de Covid-19. Apesar de só ter tido sua primeira festa de entrega em Miami em 2003 (o prêmio nasceu em 2000), o Grammy Latino considera a metrópole americana sua “casa”, já que a Academia Latina da Gravação está sediada lá.

"Desde a nossa primeira entrega de prêmios em 2000, o Grammy Latino tem proporcionado um destaque internacional inigualável para a música latina e contado com apresentações icônicas que se tornaram parte da história da música global e da cultura pop. Estamos entusiasmados por comemorar nosso 25º aniversário em Miami", disse Manuel Abud, diretor-executivo da Academia, durante o anúncio da sede da edição, na última quarta-feira (17). "Miami evoluiu para se tornar o epicentro do entretenimento latino, e somos gratos pelo apoio e entusiasmo que recebemos da comunidade.”

LEIA MAIS: Associados da UBC fazem a festa no Grammy Latino 2023

LEIA MAIS: Indicado a melhor álbum de música sertaneja no Grammy Latino, Daniel celebra ótima fase


 

 



Voltar